Destaques

Notícia publicada quarta-feira 28 janeiro 2015

Desvio devido a obra de calçamento causa transtornos a usuários de estrada rural

Gostou, compartilhe

Moradores da região que abrange as localidades da Vilinha e Rincão do Coxo, entre outras, especialmente produtores rurais, têm enfrentado um sério problema em seus deslocamentos até a BR 277. A obra de calçamento com pedras poliédricas de um trecho de 2.200 metros da estrada entre a Vilinha e a rodovia obriga o desvio por uma via que não apresenta condições adequadas para o tráfego de veículos, quer automóveis, como caminhonetes e caminhões. Os usuários da estrada reclamam das condições do trecho de desvio e também dos riscos que correm ao trafegar por ali.

A situação já perdura desde o início do mês de novembro, quando a obra foi iniciada, e se agrava quando chove, uma vez que o trecho do desvio não tem revestimento com cascalho, além de ser estreito e não permitir a passagem de dois veículos que trafeguem em sentidos contrários. A passagem de dois caminhões, segundo relatos, é impossível.

Apesar de reconhecerem a melhoria que o calçamento com pedra deve proporcionar, os usuários da estrada ainda contestam a qualidade do serviço. Afirmam que um trecho já praticamente concluído do calçamento revela deterioração pela ação do tempo, mesmo sem trânsito de veículos sobre ele. Estimam que não há uma base adequada na estrada que suporte o tráfego pesado de caminhões durante um período de colheita, por exemplo. “A continuar a obra como está sendo feita, o prejuízo será certo”, diz um manifesto dos usuários moradores da região.

O manifesto reclama atenção do prefeito e da secretaria responsável pela obra ao problema, que classificam como “sério”. Afirmam os usuários que, por se tratar de uma região com significativa produção agropecuária, já há muito tempo a Prefeitura não tem dado a devida atenção para estradas por onde a produção é transportada.

Alternativa

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Marcos Levandoski, informou que há a alternativa de tráfego pela estrada que sai da Vilinha e passa pela localidade conhecida como Colônia dos Russos, chegando até a BR 277 nas proximidades do acesso à 2ª Companhia de Suprimento. Ele ainda comprometeu-se a acompanhar o andamento da obra de calçamento e verificar o cumprimento do contrato com relação ao prazo de execução.

A obra de calçamento da estrada está sendo executada pela empresa Almir Pedro Zopeletto ME, contratada em maio do ano passado pela Prefeitura de Palmeira. O recurso financeiro de R$ 1,2 milhão para a execução provêm do governo do Estado, através do programa Caminho das Pedras, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, para adequações e melhorias de estradas rurais.