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Notícia publicada quarta-feira 05 junho 2024

Copel está trocando os medidores tradicionais por medidores inteligentes na região

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O programa Rede Elétrica Inteligente está levando soluções de automação do sistema elétrico para clientes em diversas regiões do Paraná. Este avanço de tecnologia passa pela troca do relógio de luz gratuitamente nas unidades consumidoras, trabalho que está em andamento atualmente nos municípios da região. Sendo que em Porto Amazonas já foi concluído 81% das trocas, em São João do Triunfo há a previsão de início nas próximas semanas, e em Palmeira, das 13.718 unidades consumidoras do município, 4.580 já receberam os medidores inteligentes.

A modernização dos medidores é acompanhada de investimentos de automação na rede da distribuidora, formando um conjunto que permite ao consumidor acompanhar o consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel para dispositivos móveis Android e iOS. O aplicativo também permite solicitar serviços, acompanhar débitos e recuperar informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades. Quando os medidores passam a se comunicar com uma central da empresa, há a possibilidade de executar comandos remotos, agilizando serviços rotineiros, como a ligação e religação de energia, e também o retorno da luz em desligamentos ocorridos por fatores externos, como os temporais, por exemplo. Os novos dispositivos ainda tornam automática a leitura do consumo, otimizando a administração dos serviços de eletricidade.

Dado que o medidor inteligente elimina a necessidade de visitas mensais para leitura do consumo, a Copel também incentiva o cadastro para o recebimento das faturas de luz por e-mail, reduzindo o uso de papel. A fatura digital apresenta outras vantagens, como a prevenção de extravios. Ela serve normalmente como comprovante de endereço, assim como as faturas impressas.

A troca do medidor leva em média 30 minutos, período em que é necessário desligar a unidade consumidora. O serviço não tem custo para o cliente, e é realizado exclusivamente na entrada de serviço, onde o medidor de energia está instalado. Todos os profissionais estão devidamente identificados e têm uma carta de apresentação emitida pela Copel.

Foto: Guilherme Pupo