Destaques

Notícia publicada segunda-feira 11 março 2019

Caminhão com carga de óleo vegetal tomba na BR 376 e óleo chega ao Recanto dos Papagaios

Gostou, compartilhe

Na manhã de sábado (9), uma moradora de Palmeira, entrou em contato com a redação da Gazeta de Palmeira para informar uma situação no Recanto dos Papagaios na BR 277, próximo a São Luiz do Purunã. Ela contou que chegou ao local e notou que as pessoas estavam comentando sobre a cor da água do rio, bem como o mau cheiro que exalava da água. Alguns peixes estavam agonizando às margens do rio, sem conseguir respirar e uns já estavam mortos.

Mais tarde foi descoberto a causa, que seria um caminhão com óleo vegetal que havia tombado na BR-376 em São Luiz do Purunã, na noite de sexta-feira (8) e a carga de 26 mil litros vazou e atingiu o rio dos Papagaios, de acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O óleo deve ter sido a causa provável da morte dos peixes, em grande parte das espécies cascudo, além de acarás, lambaris e bagres. O flagrante aconteceu no Recanto dos Papagaios, localizado às margens da BR-277, na divisa dos municípios de Palmeira e Balsa Nova.

O IAP informou que está prestando atendimento ao acidente ambiental e que vai fazer a coleta da água para a análise do índice de contaminação. A multa, conforme o IAP será aplicada após a conclusão da dimensão dos danos ambientais provocados pelo óleo que vazou, que inclusive deve atingir o Rio Iguaçu no município de Porto Amazonas, onde o rio deságua.

Ainda de acordo com o IAP, a seguradora da transportadora vai fazer o trabalho de contenção, limpeza remoção do óleo vegetal na área afetada.

Fotos: Divulgação/Meri Andrade e Viviane Barausse