Curta você também
Agrícola
Soja tolerante à ferrugem asiática é atração no estande da Emater no Show Rural
Uma das melhores novidades para os agricultores que visitaram o estande do Instituto Emater no Show Rural, em Cascavel, foi a soja tolerante à ferrugem asiática. A nova variedade, TMG 7161 RR, foi desenvolvida pela empresa Tropical Melhoramento e Genética (TMG), com sede em Cambé. Segundo o engenheiro agrônomo Onóbio Vicente Werner, esta variedade deve trazer muito benefício para os produtores, especialmente no quesito custos de produção.
“Enquanto no cultivo da soja normal na última safra foram usadas em média 2,5 aplicações de fungicidas para controle do fungo, com a nova cultivar, por ser tolerante à ferrugem asiática, o produtor poderá economizar até 1,5 aplicações de fungicidas para o controle da doença”, explica Werner. Desta forma, o produtor pode ter uma economia de R$40,00 a R$ 60,00 por hectare cultivado.
A nova variedade também traz ganhos para o meio ambiente. Com redução no volume de fungicidas, o solo recebe uma dose menor de agroquímicos. Consequentemente, o homem que estará menos exposto a estes produtos.
A nova variedade de soja foi lançada no ano passado, mas só estará disponível para comercialização na safra 2012/2013. Existe uma expectativa bastante positiva quanto à sua utilização em larga escala, pois a ferrugem tem sido um dos maiores problemas enfrentados pelos produtores nas últimas safras.