Agrícola

Notícia publicada segunda-feira 03 dezembro 2012

Paraná deve retomar liderança nacional na produção de trigo

Gostou, compartilhe

O Paraná deverá voltar a ser o maior produtor brasileiro de trigo nesta temporada, ultrapassando o Rio Grande do Sul, onde as lavouras foram afetadas por clima adverso. Projeção divulgada no último dia 29 de novembro pelo Departamento de Economia Rural (Deral), projeta a safra no estado em 2,114 milhões de toneladas Já no Rio Grande do Sul a colheita deverá ser de 1,952 milhão de toneladas, de acordo com a Emater, órgão estadual de assistência técnica. Juntos, os dois estados são responsáveis por cerca de 90% da oferta nacional de trigo.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra de 2011 o Rio Grande do Sul havia colhido 2,74 milhões de toneladas do cereal e o Paraná 2,5 milhões de toneladas. A queda no Paraná em 2012, na comparação com 2011, deve-se em grande parte à redução de área plantada, enquanto no Rio Grande do Sul o clima não ajudou na produtividade das lavouras. Houve chuvas intensas e até geadas no Rio Grande do Sul ao longo do desenvolvimento das plantas, o que reduziu o rendimento das plantações, em contraste com uma alta produtividade alcançada na safra anterior.

Empresário do setor de farinha disse que a situação no Mercosul, com quebra de safra no Brasil e redução na oferta da Argentina, levará à elevação de custos, com mais importações de trigo produzido fora do continente. O Brasil está terminando de colher uma safra estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 4,4 milhões de toneladas, ante 5,7 milhões de toneladas na anterior.