Curta você também
Agrícola
Iapar destaca na ExpoLondrina tecnologias para integrar agricultura, pecuária e florestas
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) apresenta este ano na ExpoLondrina um conjunto de conhecimentos e práticas tecnológicas desenvolvidos para conciliar a produção agrícola com a atividade pecuária e florestal.Dentre as vantagens ao ambiente, a integração possibilita manter cobertura vegetal sobre o terreno durante todo o ano, situação que protege o solo das chuvas, melhora seu teor de matéria orgânica e, ainda, aumenta a capacidade de retenção de água, o que é importante para enfrentar períodos de baixas precipitações. Por essa razão, na última safra, marcada por uma estiagem, a produtividade de soja foi 70% superior nas lavouras experimentais cultivadas em sistema de integração, segundo as pesquisas do Iapar.
Conforme Celso Helbel Jr., coordenador de difusão de tecnologias da entidade, a escolha do tema se deu em virtude do crescente interesse do setor produtivo pela técnica. “A pesquisa já obteve algum avanço no conhecimento sobre essa forma de produção, que queremos pôr à disposição dos produtores”, informa.
O pesquisador Sérgio Alves explica que a integração entre lavouras, pecuária e florestas permite obter elevada produtividade aliada com benefícios ambientais. “É o sistema de produção mais conservacionista que temos atualmente”, conclui.
A esses benefícios, Alves acrescenta a diversificação de renda na propriedade, uma vez que o sistema permite produzir grãos, madeira e carne (ou leite) na mesma área. Sobre a produtividade na criação de bovinos de corte, ele conta que, em situação experimental, é possível conseguir nove animais adultos por hectare no período de outubro a maio. “É uma produtividade muito alta, considerando que a média do estado é de apenas um animal adulto por hectare”, conclui.