Curta você também
Agrícola
Emater vai orientar implantação de 12 campos de multiplicação de sementes de batata orgânica
Um grupo de técnicos do Instituto Emater que orienta produtores de olerícolas realizou visita à unidade da Embrapa em Canoinhas (SC), na semana passada. O objetivo foi participar de uma reunião técnica sobre a produção de sementes de batata orgânica. Os extensionistas irão orientar a instalação de 12 campos de multiplicação de sementes orgânicas de batata em 11 municípios da região Centro Sul do Paraná.
A previsão é que até a primeira quinzena de setembro os campos estejam instalados. A Embrapa doou 1.800 kg de sementes básicas de cinco cultivares rústicas. Cada produtor vai receber 150 kg e deve produzir entre 750 e 1.000 kg de sementes. A metade dessa produção será distribuída para novos produtores com a intenção de difundir o cultivo de batata orgânica. A meta do projeto é atingir, pelo menos 55 novos produtores na próxima safra.
Esta ação é inédita no Brasil, pois ninguém, até hoje, multiplicou sementes de batata no sistema orgânico. No próximo dia 30 de agosto, será realizado um dia de campo, em Contenda, para orientar os produtores e técnicos da Emater sobre a instalação dos campos.
O coordenador Eetadual de Olericultura do Instituto Emater, Iniberto Hamerschmidt, informou que atualmente a assistência técnica oficial tem pouca atuação na produção de batata convencional. “Com esse projeto, os técnicos da Emater devem voltar a atuar com a batata, porém de forma diferenciada”, ressaltou. Caberá a ele, juntamente com os pesquisadores da Embrapa, conduzir o trabalho no estado. Cada região terá um responsável pela instalação dos campos.