Agrícola

Notícia publicada terça-feira 13 março 2012

Emater apresenta proposta alternativas à produção de fumo no município de Irati

Gostou, compartilhe

No último dia 8, técnicos da Emater de Irati apresentaram ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável a proposta de trabalho que será realizado no município com as famílias que produzem fumo no município. O Instituto assumiu o compromisso de promover essa ação ao vencer a Chamada Pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o projeto “Diversificação das propriedades da agricultura familiar produtoras de tabaco”. A intenção é atuar junto aos agricultores para que eles melhorem a gestão da unidade familiar, a organização e a comercialização dos seus produtos. Jovens e mulheres devem ser alvo do trabalho dos extensionistas.
Durante o mês de março serão realizadas reuniões nas dez comunidades eleitas pelos conselheiros para o inicio deste trabalho. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Irati, vereador Toninho Filipus, “o trabalho dará condições para estas famílias procurarem novas alternativas para suas propriedades, demanda antiga dos produtores do município”.
O trabalho da extensão rural vai levar em conta a participação dos agricultores na tomada de decisões e a aplicação de tecnologias que promovam a proteção do meio ambiente. O projeto tem como objetivo desenvolver algumas propostas econômicas potenciais dentro do município, aliadas às políticas públicas, que já vêm sendo trabalhadas em propriedades produtoras de fumo.

Há seis anos a extensão rural e os técnicos municipais estão orientando os agricultores na busca de novas atividades, como a produção de leite, a fruticultura, o atendimento aos programas oficiais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a agroindustrialização.
As atividades a serem desenvolvidas pela Emater em Irati serão apresentadas e discutidas com os grupos de famílias, que vão definir as ações capazes de assegurar a diversificação das fontes de renda em suas propriedades.