Curta você também
Agrícola
Conab libera recursos para dois projetos da AS-PTA para compra de sementes crioulas de milho
Durante a realização do Seminário de Pesquisa e Políticas Públicas de Sementes, ocorrido nos dias 30 e 31 de maio, na Paraíba, a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) divulgou a liberação de recursos para o pagamento das sementes crioulas multiplicadas pelas famílias agricultoras da Região Centro Sul do Paraná, através de dois projetos assessorados pela AS-PTA. O anúncio foi feito pelo diretor de compras do Conab, Silvio Porto.
A AS-PTA assessorou a elaboração dos projetos para safra 2011/2012, sendo um para a Cooperativa de Agricultores Familiares de Palmeira (CafPal), para atender 32 famílias dos municípios de Palmeira, São João do Triunfo e Fernandes Pinheiro, e outro para a Cooperativa de Agricultores Familiares Ecológicos de São Mateus do Sul (Cofaeco), que irá beneficiar 23 famílias dos municípios de São Mateus do Sul, Rio Azul e Antônio Olinto.
Somando os dois projetos, serão comercializadas 67 toneladas de sementes crioulas de milho de 14 variedades, das cores branca e amarela. As sementes compradas através da Conab serão distribuídas para as famílias da região para campos de produção e multiplicação. O montante em recursos que será repassado para as 55 famílias será de R$ 252 mil.
Próxima safra
Para a safra 2012/2013, os projetos a serem executados pela Conab não devem ultrapassar o valor de R$ 300 mil cada. Se o valor for maior, os projetos terão que ser realizados por chamada pública do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, aumentando a questão burocrática, segundo informou André Emílio Jantara, assessor técnico da AS-PTA.
Na região, a AS-PTA vem estudando a possibilidade de assessorar as cooperativas na elaboração de novos projetos para compra de adubação verde das famílias com recursos da Conab e também para culturas da safra de verão, além de novos projetos para aquisição de sementes milho e para a compra de sementes de feijão, todas de variedades crioulas produzidas e conservadas por famílias da região.