Curta você também
Agrícola
Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de maio
No próximo dia 1º de maio, criadores de bovinos e bubalinos devem vacinar os animais de suas propriedades contra a febre aftosa. A campanha estadual de vacinação prossegue até 31 de maio. No município de Palmeira cerca de 18 mil animais de zero a 24 meses de idade devem ser vacinados. Há dois anos, a obrigatoridade de vacinação se dá apenas para animais nesta faixa etária na primeira fase da campanha anual, que tem a segunda fase no mês de novembro, quando todos os animais devem receber a vacina.
De acordo com a veterinária Andria Calderari, supervisora técnica regional da Defesa Sanitária do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), a recomendação é para que os criadores procurem comprar as doses da vacina e imunizar os seus rebanhos logo no início do prazo da campanha. “Como os criadores são responsáveis pelos seus animais e a venda das doses começa no dia 1º de maio, é bom que cada um compre, vacine e comprove a vacinação nas unidades veterinárias o mais breve possível. Comprovando no início da campanha se evita o tumulto do final”, alerta a veterinária.
A supervisora técnica da SEAB alerta aos criadores que a movimentação de animais durante o período da campanha de vacinação só pode acontecer quando a comprovação estiver feita. “Esta regra só não é válida para os animais que serão abatidos”, explica ela.
Comprovação
Quando da compra das doses da vacina o criador recebe um formulário, o qual deverá ser preenchido após a imunização do gado, com dados da propriedade e dos animais. Este documento precisará ser entregue em uma unidade veterinária, até o dia 31 de maio. Quem perder o prazo para vacinar ou comprovar será punido com multa. O valor aplicado será de aproximadamente R$ 100,00 por animal não imunizado na propriedade.