Curta você também
Geral
Mais de 30 voluntários participam da limpeza do rio Iguaçu em Porto Amazonas
Na manhã do último sábado (14), 11 embarcações com mais de 30 voluntários realizaram a limpeza das margens e leito do rio Iguaçu, em Porto Amazonas. Assim como acontece em todos os anos, foram retiradas do rio algumas garrafas PET, isopor, calçados, capacetes, vidros, plásticos, pneus e até uma porta de geladeira.
O percurso, que inicialmente estava previsto para começar no quilômetro zero do rio, no Cais do Porto, foi alterado, pois alguns participantes e o Corpo de Bombeiros alertaram sobre o baixo nível do rio nas proximidades do quilômetro três. Com base nas informações recebidas, a organização do evento decidiu que o início oficial da limpeza seria no quilômetro nove, na Balsa de Porto Amazonas.
Todo o material coletado no rio foi encaminhado para a Associação de Recicladores de Porto Amazonas (ARPA), que fará a reciclagem e destinação adequada para os rejeitos. A ação de limpeza do rio Iguaçu teve iniciativa da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Grupo Ambientalista Rio Iguaçu (GARI), com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Amazonas, através da Divisão do Meio Ambiente.
Vídeo
Uma equipe de um estúdio de vídeo, que esta fazendo um levantamento sobre as condições do rio, também participou da limpeza do rio Iguaçu. As imagens serão utilizadas em um projeto para levar ideias de conservação e conscientização para os municípios de Curitiba e região metropolitana, locais onde o rio Iguaçu sofre grande poluição.
O rio ganha nova vida ao chegar em Porto Amazonas, devido as inúmeras corredeiras que fazem com que a água se oxigene. O número de peixes saudáveis cresce consideravelmente no trecho, sendo considerado um rio piscoso por inúmeros pescadores.