Geral

Notícia publicada terça-feira 10 setembro 2013

Prefeitura vai implantar em breve sistema de estacionamento pago na rua Conceição

Gostou, compartilhe

Dentro de mais alguns dias, os motoristas que estacionarem seus veículos no trecho do calçadão da rua Conceição terão que pagar pela vaga. A Prefeitura de Palmeira já tem como certa a implantação do sistema de estacionamento pago na principal via da cidade, que hoje apresenta inúmeros problemas de trânsito, incluindo a falta de vagas para estacionamento e constantes congestionamentos.

Cogita-se que os usuários pagariam uma taxa de R$ 1,50 por hora para poder utilizar estas vagas. A fiscalização, venda de bilhetes, orientação e autuação deverão ser feitas por agentes de trânsito, que serão contratos a partir de concurso público, segundo informação veiculada no site da Prefeitura de Palmeira.

No último dia 5, a Prefeitura recebeu um estudo de trânsito feito por técnicos da empresa Estapar, que explora serviço de estacionamento em diversas cidades do Paraná. Segundo o estudo, o sistema de estacionamento pago não corrigiria todos os problemas, mas poderia dar uma nova dinâmica ao trânsito nas ruas centrais da cidade.
O estudo afirma que “após meses de análise, pudemos diagnosticar que o principal fator complicador do trânsito de Palmeira são as vagas de estacionamento que parecem ‘ter donos’ na rua Conceição, em algumas transversais e na praça Marechal Floriano Peixoto. O trânsito nestes pontos está poluído por veículos que precisam dar várias voltas na quadra até encontrarem uma vaga, e isso faz com que haja uma concentração muito grande de veículos nesses locais. A implantação de um estacionamento regulamentado fará com que haja uma maior rotatividade de veículos e, portanto, oxigenará mais o trânsito”, diz o estudo.

O estudo defende a implantação do sistema, observando que “a rotatividade na rua Conceição é necessária para que todos os motoristas tenham acesso facilitado ao comércio e aos bancos que ali estão instalados, o que não acontece com a rua Jesuíno Marcondes, por exemplo. Na Jesuíno Marcondes notamos que boa parte dos veículos estacionados está ali por conta das residências, e não do comércio. Além disso, a rotatividade na rua Conceição ajudará também a desafogar essas ruas”, diz o estudo.

Justo

Segundo informação do site da Prefeitura, o prefeito Edir Havrechaki (PSC) ficou entusiasmado com o diagnóstico e disse que, além de garantir maior fluidez ao trânsito, a cobrança da taxa para estacionar é o procedimento mais justo. “Nada mais justo que os próprios usuários diretos paguem por um serviço que somente eles utilizam. Além do mais, o sistema é autossustentável financeiramente e não traria custos para a Prefeitura”, afirmou o prefeito.

 

Prefeitura vai implantar em breve sistema de estacionamento pago na rua Conceição