Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 14 agosto 2013

Estudantes do ensino médio assistem à sessão da Câmara Municipal

Gostou, compartilhe

Sem votações polêmicas e com a pauta com poucas matérias, a sessão ordinária da Câmara Municipal, na terça-feira (13), contou com a participação de aproximadamente 20 estudantes do 2º ano do ensino médio do Colégio Sagrada Família. Na sessão foram votados apenas dois requerimentos e um projeto de decreto legislativo.

O vereador João Alberto Gaiola (PDT), em sua explicação pessoal, fez menção a presença dos estudantes presentes na Sessão, comentando que o expediente desta Sessão continha temas extremamente pacíficos, sem muito repercussão e não parecendo muito interessantes para quem assiste. “De vez em quando a sessão parece um tanto monótona, mas nem sempre é assim, as vezes aqui a discussão é bastante acalorada”, explica Gaiola, que convida os jovens a virem mais vezes.

Mário Wieczorek aproveitou a fala de Gaiola e comentou sobre o projeto de lei de sua autoria que está em fase de elaboração, que pretende criar o Parlamento Jovem para estudantes das escolas municipais e estaduais para que desde cedo os cidadãos entendam como funciona a política, com a escolha de nove representantes entre as escolas ou comunidades que poderão apresentar propostas para que os vereadores possam avaliar e até oferecer como projetos de lei ou indicações. “Pela internet ou pelo Facebook vocês jovens poderão acompanhar e até contribuir com sugestões para a criação deste projeto do Parlamento Jovem”, disse Wieczorek.

O presidente da Câmara, vereador Fabiano Cassanta parabenizou os jovens presentes e lamentou a ordem do dia ser pequena e com isso o contato dos jovens com o Legislativo não ser tão expressivo. Cassanta disse que o site da Câmara
está a disposição para visita destes jovens. “É bem explicativo, bem fácil de manusear, lá tem todos os passos das comissões, tem os projetos de lei, os prazos para análises, tem a ordem do dia, entre outros. Acessem quando puderem, temos uma página no Facebook que é atualizada juntamente com o site quase que diariamente com notícias do Legislativo”, disse o presidente.

Cassanta reforçou dizendo que os jovens são o progresso da cidade e quanto mais
conhecimento tiverem nas leis e no trabalho do vereador, amanhã ou depois poderão sentar em nosso lugar. “O projeto do vereador Mário é uma iniciativa boa e esperamos que no máximo no próximo ano já esteja em funcionamento para a politização de jovens”, conclui.

O estudante Gabriel Richard Silva conta que sua turma veio à Câmara por sugestão da professora de Filosofia, que atualmente estudam filosofia política. Para ele é importante que os jovens conheçam a politica desde cedo, pois serão o futuro da política. “Não sabemos muito sobre o funcionamento, sei que são discutidas as maneiras de governar, como também que são votados projetos de lei propostos pela prefeitura e pelos vereadores”, comenta o estudante.

Ordem do Dia

Em discussão única foi aprovado requerimento do vereador Arildo Zaleski (PSC), que solicitou abono em sua falta na sessão ordinária do último dia 6 devido a viagem à Brasília, integrando a comitiva do prefeito Edir Havrechaki.

Também em única discussão foi aprovado o projeto de decreto legislativo que
referenda o convênio entre a Prefeitura de Palmeira, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, com a Associação Menonita Beneficente (AMB).