Destaques

Notícia publicada segunda-feira 01 julho 2013

Eduardo Kardush vai disputar eleição para conselheiro do Tribunal de Contas

Gostou, compartilhe

O professor Eduardo Kardush, 57 anos, nascido em Palmeira e atualmente residindo em Curitiba, onde atua no Grupo de Planejamento Setorial da Secretaria de Estado da Educação, protocolou na sexta-feira (28) sua inscrição como candidato na eleição para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que tem uma vaga aberta.

O candidato a conselheiro afirma que vai participar da disputa pela vaga porque acredita ser qualificado para a função e que o processo de escolha deve ser altamente democrático. Também considera sua participação na eleição como uma forma de protesto e homenagem a todos os professores e funcionários da Secretaria de Educação e de todo Paraná.

Kardush é professor da rede estadual desde 1977 e foi diretor de estabelecimentos de ensino durante 16 anos, incluindo seis anos na direção do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves e sete anos dirigindo o Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas, ambos em Palmeira.  Entre 2009 e 2011 foi diretor do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais. No ano passado, Kardush foi convidado a integrar a equipe da Secretaria de Estado da Educação.

O currículo do candidato a conselheiro do TC mostra que foi fundador e presidente da Associação Conservacionista de Palmeira (Acopal), assim como da Associação Representativa dos Professores de Palmeira, da Associação de Diretores de Escolas Estaduais de Palmeira e do Rotary Club de Palmeira. Foi ainda fundador do Conselho de Segurança de Palmeira. Ele também atuou como conselheiro eleito do Conselho Estadual de Meio Ambiente pelo período de seis anos.

Eleição

O processo de eleição para conselheiro do TC é uma atribuição exclusiva da Assembleia Legislativa do Estado, sem qualquer participação do órgão de controle externo. O escolhido substituirá o conselheiro Hermas Brandão, aposentado compulsoriamente a partir de 5 de maio, quando completou 70 anos de idade.

Na segunda-feira (24), o Poder Legislativo iniciou o processo de escolha, com a abertura de prazo para a inscrição dos interessados. A data em que acontece a eleição ainda não foi definida pela Assembleia.
A sistemática e os critérios de escolha dos conselheiros do TC seguem as regras estabelecidas pela Constituição do Paraná. Essas, por sua vez, são baseadas nas normas aplicadas à escolha dos membros do Tribunal de Contas da União, do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, que seguem preceitos da Constituição Federal.