Geral

Notícia publicada sexta-feira 21 junho 2013

Nível de água do rio Iguaçu sobe e famílias já são retiradas de casa em Porto Amazonas

Gostou, compartilhe

O nível do rio Iguaçu subiu mais de 4 metros em menos de dois dias, de acordo com o Monitoramento Hidrológico do Rio Iguaçu,  realizado pela Copel. A situação preocupa a população da cidade, pois a parte mais baixa da cidade já foi atingida pela água. Nas proximidades da Escola Olívio Belich, a água já toma conta das ruas e chega até em algumas casas, de onde moradores já foram retirados pela Defesa Civil (DC).

Segundo o coordenador da DC no município, Antônio Alaertes de Lima, desde as 5h30 da madrugada de sexta-feira (21) começaram as ações para remoção das famílias que têm casas sob risco de alagamento. Para tanto, a Prefeitura Municipal cedeu caminhões e funcionários para fazer a retirada de móveis, eletrodomésticos e outros pertences. As famílias estão sendo alojadas no Centro de Convenções Celso Rodrigues Paes. A DC possui ainda outros dois locais para abrigo, seu houver necessidade: Centro de Eventos e Ginásio de Esportes Alcides Gomes da Costa.

A DC tem acompanhado a evolução do aumento do nível da água e o coordenador confirmou que famílias que ainda não tiveram as casas atingidas podem começar a ser retiradas como forma de prevenção.

Medições

Na primeira medição realizada na quinta-feira (20), a 1 hora, o nível do Rio Iguaçu estava em 1,75 metros. Até às 10 da manhã do mesmo dia a situação estava normal, com o volume de água em 1,76 metros. Porém, nas horas seguintes, o rio foi subindo rapidamente e na primeira medição desta sexta-feira (21), o nível já estava em 3,60 metros.

Às 11 horas da manhã a régua de medição do rio chegou a marcar 5,81 metros, com precipitação acumulada em 90,4 milímetros. Nas horas seguintes o nível baixou um pouco, e às 14 horas marcava 5,75 metros. Na medição das 15 horas, o rio voltou a subir, marcando 5,77 metros.

De acordo com a previsão do tempo do Simepar, não deve chover na cidade neste sábado, porém, de domingo a terça-feira, acontecerão diversas pancadas de chuvas.

O Monitoramento Hidrológico do Rio Iguaçu, realizado pela Copel, pode ser acompanhado aqui.