Curta você também
Destaques
Rádio Ipiranga completa 65 anos de fundação nesta terça-feira
Nesta terça-feira (21) a Rádio Ipiranga, veículo de comunicação mais antigo de Palmeira, completa 65 anos. Fundada em 21 de maio de 1948, a emissora continua fiel a sua missão de ser empresa eficaz, auxiliadora na evangelização e na formação moral, cristã, cívica, cultural, científica e literária da população.
Em 15 de dezembro de 1947 uma portaria permitiu a instalação da rádio em Estação de Ondas Médias ao diretor gerente Jandyr José Varassin e ao diretor técnico Henrique Dornelles. Em 3 de março de 1948, outra portaria aprovou o uso do primeiro transmissor – Bayngton & Co., modelo BY-RY-100-BT, com potência de 100 watts.
Passados pouco mais de 30 dias, uma nova portaria aprovou o local para instalação do transmissor e sistema irradiante. No mesmo ano houve uma alteração no quadro diretivo, sendo o cargo de diretor gerente ocupado por Emílio Malucelli, permanecendo Henrique Dornelles como diretor técnico.
Nos anos 60, a Rádio Ipiranga foi doada para a Igreja Católica Apostólica Romana, graças ao empenho do Pároco da época, Pedro Ferreira, que conciliou grupos políticos que eram proprietários da concessão.
Os anos se passaram e em 1976 a portaria nº 11.181 (16), de 16 de julho de 1976 – BI-DR/CTBA de 31 de julho de 1976 – homologou a transferência da rádio passando para a rua Conceição, nº 42. Em 1977 outra portaria renovou a permissão de Ondas Médias e a transferiu para a Fundação Nossa Senhora Imaculada Conceição – Rádio Ipiranga. O quadro diretivo apresentava como diretor presidente o padre Geraldo Augusto de Oliveira, e como vice Oscar Teixeira de Oliveira.
No ano de 1978, a estúdio da rádio foi transferido para uma sala na Igreja Matriz, sala que se localiza no lado oposto aos sinos da torre, no andar superior. Ficou neste local por cerca de seis meses.
Em 1980 na direção da rádio passou ao padre Ângelo Carlesso Primo e a vice-presidência a Euclides Alves de Paula Filho. Cinco anos mais tarde o padre Pedro Renato Carlesso assumiu como diretor-presidente e Euclides continuou seu trabalho como vice.
Em 24 de dezembro de 1985 o estúdio foi transferido. A rádio passou a operar na praça Marechal Floriano Peixoto, 108, endereço que permanece até hoje. No mesmo ano a rádio adquiriu mais um transmissor da marca Bandeirantes, com potência autorizada de 1000 watts de potência. Hoje a Rádio Ipiranga tem como prefixo ZYJ 213 – freqüência em 1550 Kcls e 1 kw de potência.
As alterações em cargos diretivos continuaram ao logo dos anos e atualmente a emissora conta com cerca de 20 colaboradores.
A Rádio Ipiranga também foi uma das primeiras emissoras do país a implantar áudio em computador. No ano de 1997 já contava com uma página na internet. Hoje o áudio está a disposição para o mundo através do site www.radioipiranga.com.br.
O sistema irradiante da rádio foi reformado e atualmente estão instalados dois transmissores: um da marca Continental Eletrônica do Brasil – CEB, e o auxiliar é um Bandeirantes Eletrônica.
Com programação diversificada, a Rádio Ipiranga atende aos anseios e necessidades dos ouvintes e tem intensa cumplicidade com o público. Uma das ambições da emissora é trabalhar para que Palmeira e região continuem um local de paz e harmonia social e política.