Curta você também
Destaques
Cardeal argentino é primeiro latino-americano eleito papa e adota o nome de Francisco
Por volta das 16h10 de quarta-feira (13) foi feito no Vaticano o anúncio do nome do novo papa. O sucessor de Bento 16 é o cardel argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos. O cardeal Bergoglio é o primeiro papa latino-americano e escolheu ser chamado de Francisco. O nome dele foi uma surpresa, já que ele não estava entre os mais “cotados” para ser o sucessor de Bento 16. O anúncio do nome do novo papa foi feito na sacada da basílica de São Pedro, com a famosa frase: “Habemus Papam!”.
A escolha do novo papa aconteceu durante a quinta votação do conclave, realizada na manhã desta quarta-feira (13). Às 15h (Brasília), uma fumaça branca saiu da chaminé da capela Sistina, indicando que os cardeais chegaram a um consenso sobre o próximo líder da Igreja Católica Apostólica Romana. A escolha do novo papa acontece após 13 dias da renúncia de Bento 16.
Os sinos da basílica de São Pedro confirmaram que o novo pontífice recebeu ao menos dois terços dos votos dos cardeais e já aceitou a missão de comandar a Santa Sé. Em Palmeira, para celebrar a escolha do novo papa, em sinal de comemoração, os sinos da Igreja Matriz também badalaram no meio tarde.