Curta você também
Destaques
Estudantes de Irati são finalistas nacionais do Desafio Liga Jovem
Acadêmicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), campus de Irati, na região dos Campos Gerais, são finalistas no Desafio Liga Jovem, uma competição nacional voltada para o desenvolvimento de soluções inovadoras por meio do empreendedorismo e da tecnologia. A equipe Puro Campo, formada por cinco integrantes e um professor orientador, foi vencedora da Região Sul, na categoria Ensino Superior, em outubro passado. Agora, a equipe disputa a final, que acontecerá entre os dias 25 e 30 de novembro, em São Paulo.
A iniciativa do Sebrae conta com a parceria com o Instituto Ideias de Futuro, responsável pela execução do Desafio. A equipe, composta por cinco acadêmicas de Administração, desenvolveu o projeto “Mãos Femininas”, que envolve a capacitação de mulheres do campo, para que elas produzam sabonetes orgânicos com ingredientes como camomila, lavanda e mel. Os produtos serão comercializados via e-commerce.
O orientador do projeto, professor Aldo Siatkowski, afirma que 30% das famílias em áreas rurais têm mulheres como chefes, o que reforça a necessidade de trabalhos como esse.
“Se conseguirmos fazer esse projeto virar realidade, a possibilidade de melhorar a sociedade é grande. Esse é o fundamento da universidade: estar próxima da sociedade e ajudar no desenvolvimento social da comunidade em que está inserida”, pontua.
A consultora do Sebrae/PR, Márcia Beatriz da Silva, explica que os estudantes têm oportunidades de desenvolvimento pessoal e acadêmico, de aprimorar competências como criatividade, inovação, planejamento e liderança.
“O desafio também oferece experiências em empreendedorismo e tecnologia, incentiva a criação de soluções para a comunidade e dá visibilidade nacional aos projetos, com prêmios como cursos, viagens, notebooks e smartphones”, diz.
O Desafio
No Desafio Liga Jovem podem participar alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), Médio (qualquer ano), Superior (bacharelado, licenciatura e tecnólogo) e Profissionalizante (qualquer ano), sendo as últimas duas categorias inéditas no desafio. A nova edição da iniciativa contou com etapas de seleção estaduais e regionais. As equipes participantes percorrem uma maratona de conteúdo sobre inovação, tecnologia e metodologias ativas para aprimorarem suas competências empreendedoras e o desenvolvimento dos projetos.
Todos os integrantes das equipes receberam um certificado de participação e, ao final, os melhores projetos serão premiados na etapa nacional. Como premiação está prevista a entrega de smartphone, notebooks e vouchers de compra para os integrantes dos grupos vencedores em cada uma das etapas, e Missão Internacional de até 10 dias para as equipes vencedoras de cada categoria.
Foto: Divulgação