Destaques

Notícia publicada terça-feira 24 setembro 2024

18ª Primavera dos Museus destaca cultura e inclusão em Palmeira

Gostou, compartilhe

Nesta edição da 18ª Primavera dos Museus, o Museu Histórico de Palmeira (MHP) apresenta sua mais nova exposição: Colônia Vilinha, parte integrante do “Projeto Pertencer”. Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com o Departamento de Cultura e Turismo, busca documentar, preservar e valorizar as histórias das comunidades rurais do município, como a Colônia Vilinha. O projeto tem como objetivo criar um acervo acessível que perpetue as tradições e memórias dos moradores locais, contribuindo também para o sentimento de pertencimento.

A exposição será itinerante, com a possibilidade de circular por escolas e festividades do município. Além disso, um dos objetivos é incentivar que as próprias comunidades rurais desenvolvam seus espaços de memória e laboratórios culturais, fortalecendo a preservação de seus conhecimentos e histórias.

Com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, a Primavera dos Museus deste ano em Palmeira tem como foco ações educativas que permitam que as novas gerações compreendam a estrutura e o funcionamento dos museus, desmistificando a ideia de que são apenas locais de armazenagem de objetos antigos. As atividades começam na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, e seguem até o dia 4 de outubro.

A exposição Colônia Vilinha estará aberta ao público no hall do Cine Teatro Municipal durante todo o período da 18ª Primavera dos Museus, oferecendo uma oportunidade única de conhecer e valorizar a história das comunidades rurais de Palmeira.

Foto: Divulgação