Curta você também
Policial
Operação APATE desvenda esquema de estelionato em São João do Triunfo
Na tarde da ultima segunda feira (08), a Delegacia de Polícia Civil de São João do Triunfo executou uma operação de busca e apreensão em diversos endereços, conforme determinação judicial. A ação tinha como objetivo reunir elementos para instruir um inquérito policial que investiga crimes de estelionato e associação criminosa, denominada operação APATE.
A operação contou com o apoio de policiais da 03ª Subdivisão Policial (SDP) de São Mateus do Sul e da Polícia Militar do Paraná. O principal alvo da investigação, uma mulher de 44 anos, foi detido em Ponta Grossa. Ela é suspeita de estar envolvida em pelo menos 76 casos registrados, predominantemente relacionados a fraudes.
Segundo o Delegado de Polícia Mateus Santarelli, as investigações revelaram um esquema elaborado de venda de falsas aposentadorias. O modus operandi envolvia uma funcionária do sistema de saúde que selecionava as vítimas, geralmente pessoas com menor instrução. Posteriormente, as vítimas eram direcionadas a uma suposta advogada, que cobrava quantias em dinheiro sob a falsa promessa de garantir benefícios previdenciários pelo INSS, mesmo sabendo da inviabilidade desses pagamentos.
“As reuniões com as vítimas ocorriam em um estabelecimento comercial da cidade, onde, em alguns casos, o proprietário fornecia uma máquina de cartão para facilitar o pagamento, implicando em sua participação no esquema criminoso”, destacou o delegado.
A investigação está em andamento e o material apreendido durante a operação será minuciosamente analisado pela equipe responsável. A Polícia Civil do Paraná solicita a colaboração da população, encorajando que qualquer informação relevante seja compartilhada de forma anônima através do telefone 181 ou pelo WhatsApp (42) 3447-1263, para auxiliar na elucidação de crimes tanto em São João do Triunfo quanto em localidades vizinhas.
Foto: Reprodução