Curta você também
Destaques
PCH Cherobim realiza simulado em barragens no próximo sábado em Porto Amazonas
A CPFL Renováveis realiza no próximo sábado, 8 de junho, um exercício prático de simulado de emergência na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Lúcia Cherobim, localizada no rio Iguaçu, entre os limites municipais de Porto Amazonas e da Lapa (PR), na região do Salto Caiacanga. O simulado é uma ação preventiva com objetivo orientar e capacitar a população sobre como agir em uma eventual situação de emergência, além de um treinamento importante para as equipes internas da CPFL, assim como para os órgãos de proteção locais. “Apesar de a planta geradora ainda não estar operando, a companhia já está se antecipando e cumprindo os ritos de segurança, sendo este um valor inegociável e prioridade máxima para o grupo CPFL Energia,”, afirmou Francisco Galvão, Diretor de Operações da companhia.
A iniciativa integra o Plano de Ação de Emergência (PAE), que segue a legislação de segurança de barragens do setor elétrico. O PAE estabelece as ações que devem ser executadas pelo empreendedor, em parceria com as Prefeituras e Defesas Civis locais, garantindo a segurança de todos em um momento de contingência.
Assim como o simulado, o Plano contempla diversas fases, já concluídas pela CPFL Renováveis, como cadastramento dos moradores próximos à área da Usina, instalação de sirenes de alerta, palestras com orientações sobre os procedimentos de segurança, visitas e esclarecimento de dúvidas da comunidade local e identificação da Zona de Autossalvamento (ZAS).
Entenda o Simulado
No sábado, um alerta sonoro será acionado na região de Porto Amazonas e Lapa. Ao ouvir as sirenes, a orientação é de que as pessoas parem o que estiverem fazendo e sigam com segurança pelas rotas de fuga até o ponto de encontro mais próximo, conforme sinalização e orientação das equipes. Essa etapa é fundamental para avaliação das vias e da sinalização instalada.
Sobre a PCH Cherobim
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Lúcia Cherobim é formada por um conjunto de estruturas civis e equipamentos eletromecânicos para a geração de energia elétrica limpa e renovável a partir de uma fonte hídrica, ou seja, ela utiliza a força da água para a geração de eletricidade, devolvendo ao rio toda a água utilizada nas mesmas condições encontradas no momento da adução.
Com previsão de entrar em operação no final de 2024, a usina localizada no rio Iguaçu conta com um reservatório de 1,47 km², capaz de gerar energia suficiente para abastecer aproximadamente 11 mil residências.
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia está há 111 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, a maior empresa estatal de energia elétrica do mundo.
É a maior distribuidora em volume de energia vendida, com mais de 13% de participação no mercado nacional, atendendo cerca de 10,4 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Com 4.411 MW de capacidade instalada, está entre as maiores geradoras privadas do país, com atuação em fontes hidrelétrica, solar, eólica e biomassa.
Atua de forma relevante também no segmento de transmissão, atendendo 87 subestações, que somam potência instalada de 14,9 mil MVA e mais de 6 mil quilômetros de linhas.
O grupo CPFL conta ainda com uma operação nacional por meio da CPFL Soluções, fornecendo soluções integradas em gestão e comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída, infraestrutura energética, serviços de consultoria para descarbonização e certificações de energia renovável (I-REC).
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em investimento social privado, com projetos de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL.
Foto: Riomar Bruno