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CimSaúde debate o papel da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde
Um canal de reclamações sim, mas também de sugestões e elogios. O papel da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) foi tema de encontro da Regional Macro Leste, que abrange Regionais de Saúde do Estado, sendo Curitiba, Irati, Guarapuava, Paranaguá, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e União da Vitória. No auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), servidores e técnicos abordaram a importância do instrumento, que abre espaço para avaliação dos pacientes quanto aos serviços prestados.
“Quando falamos em Ouvidoria, muitos pensam sempre em reclamação, denúncia, entre outros. Mas a Ouvidoria vai além, ela serve para contribuir com elogios, e sugestões para o processo de trabalho que desenvolvemos ao decorrer dos dias”, avalia a coordenadora da subsede de Castro do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Flavia Queiroz.
Assistente administrativo e ouvidora do CimSaúde, Tatyane Michelly dos Anjos, destaca que a Ouvidoria deve ser exaltada como canal também de sugestões e elogios. “Os serviços de saúde sofrem com muitas críticas dos usuários, mas temos que declarar, também, que somos motivo de alegria para quem recebe o atendimento”, conta.
Para a coordenadora do Consórcio em Castro, o papel dos profissionais de saúde deve assegurar que o cidadão tenha um atendimento de qualidade e humano. “As ouvidorias públicas promovem e garantem os direitos de cidadania, por meio do diálogo e da prestação de contas”, destaca, ressaltando o papel do canal como mediador de conflitos entre cidadãos e instituições. “Como condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria fundamenta a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade”, esclarece.
Para a também ouvidora, e supervisora do ambulatório de Telêmaco Borba, Eloise Fernanda da Silveira, o evento serviu ainda para identificar o canal como um instrumento de gestão da saúde. “As palestras nos trouxeram temas e reflexões para nossa função de ouvidor. Pude compreender como essa função é essencial em um serviço. Foi muito esclarecedor verifica-la ferramenta de gestão”, comenta.
O CimSaúde ainda recebe poucos contatos por meio da Ouvidoria, mas vem estimulando este canal de comunicação. De 2022 para este ano, os acessos já dobraram. “Hoje os números de atendimentos no setor aumentaram significativamente e esse é um ponto positivo, pois mostra que a população acredita no nosso trabalho e que os resultados são percebidos pelos munícipes e usuários do SUS”, destaca a ouvidora.
Durante o evento, os profissionais trataram ainda questões como assédio, direitos trabalhistas e o papel dos profissionais da área da saúde. Para o fechamento do evento, tivemos uma excelente palestra motivacional com o tema Qual é a sua marca? Ali aprendemos sobre a importância das pessoas deixarem sua marca por onde passam, finalizou Tatyane.
Usuários
Para a diretora do CimSaúde, a Ouvidoria é um instrumento essencial, que deve ser mais utilizado. “Temos que destacar a importância, e incentivar o usuário do SUS a fazer uso”, ressalta, orientando aqueles que quiserem utilizar a ferramenta a procurar as profissionais ouvidoras.
Foto: Divulgação CimSaúde