Policial

Notícia publicada quinta-feira 20 julho 2023

Vídeo mostrando maus tratos a um cachorro causa revolva em Porto Amazonas

Gostou, compartilhe

Na tarde da última terça-feira (18), a cidade de Porto Amazonas ficou perplexa com a divulgação de três vídeos curtos, em que é possível perceber quem um cidadão cometendo atos de abuso sexual contra um cachorro indefeso.

Os vídeos de acordo com o que foi divulgado por quem os compartilhou foram gravados entre segunda-feira (17) e a madrugada de terça-feira, e o crime contra o animal, aconteceu em uma das principais ruas da cidade, que faz a ligação da área central com o bairro Vila Reis, mas por causa do horário, não havia movimento de pessoas.

Em quase dois minutos de filmagem é possível ver o agressor com as calças abaixadas molestando o cachorro. No entanto, devido à baixa qualidade das imagens e a pouca luminosidade não é possível identificar claramente o rosto dele.

Os vídeos rapidamente se tornaram virais por toda a cidade, sendo o assunto mais comentado nos grupos de mensagens. Causando revolta e indignação em muitos moradores, que também criticaram o autor do vídeo por ter apenas gravado, e não ter realizado imediatamente a denúncia do crime que presenciou.

Em nota divulgada no final da tarde, a Prefeitura de Porto Amazonas, por meio da Divisão de Meio Ambiente, informou que assim que tomou conhecimento, foi aberto um Boletim de Ocorrência e que uma investigação junto a Polícia Civil está em curso, para tentar identificar o sujeito. A prefeitura pede a colaboração da população no sentido de fornecer informações que auxiliem na identificação do agressor.

A população de cães e gatos em situação de rua em Porto Amazonas é grande. Diante desta situação a administração municipal, a lançou um edital para contratação de uma clínica veterinária para a realização de castração, o certame está programado para acontecer no próximo dia 25.

No entanto, é importante destacar que a castração por si só não resolverá o problema dos animais abandonados. Será necessário também realizar campanhas de conscientização junto à população, a fim de enfatizar a importância da responsabilidade na criação de animais de estimação.

Ainda sobre a divulgação de imagens de supostos criminosos, pois durante as investigações podem ser levantadas que elas pertençam a uma pessoa menor de idade, que por lei tem suas imagens proibidas de serem divulgadas.

Não há a necessidade de fazer uso das redes sociais para denunciar crimes, basta procurar as autoridades, inclusive a denúncia pode ser feita de forma anônima por meio do telefone 181, ou diretamente na Policia Militar por meio do telefone 190.

A Gazeta de Palmeira entrou em contato com o Delegado Rodrigo Siqueira, titular da 40ª Delegacia de Polícia de Palmeira, ele disse que tão logo a situação começou a circular nas redes sociais e aplicativos de mensagens eletrônicas, a Prefeitura de Porto Amazonas, através da Vigilância Sanitária e da Divisão de Meio Ambiente, entraram em contato e foi instaurado um procedimento, este procedimento está sob a incumbência do Delegado de Meio Ambiente de Curitiba Guilherme Dias, e está sendo feito ainda levantamentos, oitivas e a Delegacia de Palmeira está colaborando no caso, com informações e qualquer coisa em que possa colaborar. Ainda de acordo com o Delegado, pode ocorrer no curso do levantamento das informações, no caso a investigação, a situação de um menor que é inimputável, ou até mesmo de uma possibilidade de um transtorno mental, do em tese possível agressor. Ele finaliza dizendo que tudo será devidamente investigado para tentar esclarecer todos os fatos.

Foto: Pixabay