Curta você também
Principal
Censo 2022 revela dados demográficos do Paraná e das cidades de Palmeira, Porto Amazonas e São João do Triunfo
Palmeira, Porto Amazonas e São João do Triunfo, cidades do estado do Paraná, têm seus perfis demográficos expostos com a divulgação dos resultados do Censo 2022. Os números divulgados nesta quarta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam informações importantes sobre a população nessas localidades. (Reportagem atualizada em 29/06/2023)
Os dados têm como data de referência o dia 31 de julho de 2022 e fazem parte dos primeiros resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022. Segundo o IBGE, eles “apresentam um conjunto de informações básicas sobre os totais populacionais de domicílios no país em diferentes níveis geográficos e diferentes recortes, além de diversos indicadores derivados dessas informações, como a média de moradores por domicílio, a densidade demográfica e a taxa de crescimento anual da população”.
O Censo 2022 mostra que a população do Brasil atingiu 203.062.512 pessoas, com aumento de 12,3 milhões desde a última coleta, feita para o Censo 2010.
No Paraná como um todo, o Censo 2022 aponta que a população do estado alcançou a marca de 11.443.208 de habitantes, representando um aumento de 9,56% em relação ao último censo. Esse crescimento pode ser atribuído a fatores como migração, natalidade e desenvolvimento econômico.
Palmeira
Em Palmeira, o Censo registrou uma população de 33.855 habitantes. Esse número representa um crescimento de 5,12% em relação ao censo anterior.
Porto Amazonas
Já Porto Amazonas apresentou uma população de 4.098 habitantes, evidenciando uma diminuição de -9,22% relação ao último censo.
São João do Triunfo
Em São João do Triunfo, registrou uma população de aproximadamente 13.726 habitantes, aumentando somente 0,16% em relação ao censo anterior., quando a população era de 13.704 habitantes.
Além dos números demográficos, o Censo 2022 também traz informações sobre aspectos socioeconômicos, como renda, nível de escolaridade e características dos domicílios. Esses dados são fundamentais para a formulação de políticas públicas e o direcionamento de investimentos nas áreas prioritárias.
Com a divulgação dos resultados do Censo 2022, as autoridades e os moradores das cidades de Palmeira, Porto Amazonas e São João do Triunfo poderão utilizar essas informações como base para o planejamento de ações e o aprimoramento de serviços públicos, visando ao bem-estar e ao progresso de suas comunidades.
O que dizem os municípios
As prefeituras de Palmeira, Porto Amazonas e São João do Triunfo, foram questionadas sobre a divulgação dos dados do Censo 2022, pois havia uma projeção de uma população maior para os municípios, e se eles iriam fazer alguma contestação junto ao IBGE, ou se aprovaram o resultado divulgado.
Prefeitura de Palmeira
O prefeito Sérgio Belich, fala em banho de água fria duplo. Segundo ele, “para quem acompanha o crescimento dos bairros, das indústrias de Palmeira, a nossa expectativa era próxima de 40 mil pessoas. Tantos bairros nestes 10 anos que foram criados, casas construídas, a gente percebe que a população aumentou bastante. Já, a perspectiva de 36,7 mil que tinha, chegava um pouquinho mais próximo que a gente esperava, e agora um banho de água fria dizendo que chega trinta e três mil e poucas pessoas. Com certeza nós vamos fazer uma reunião e vamos pedir explicações. A gente conversou com alguns entrevistadores que não encontraram pessoas em casa, e aí, eles fazem uma estimativa que não condiz com a realidade. Nós temos visto aí vários e vários prefeitos reclamando, que não foi um trabalho à altura do que os municípios mereciam que se fez. Então a gente vai contestar sim, eu acho que todos os municípios pelo que eu tenho conversado com vários prefeitos insatisfeitos com os números. É lógico que a gente não tem essa informação correta, mais a expectativa é que tivesse mais habitantes, principalmente pelo que a gente vê no dia a dia da cidade, né! Em 12 anos o crescimento acredito que seja bem maior, e que a gente chegue aí próximo de trinta e sete, trinta e oito mil pessoas, nossa expectativa é chegasse perto de 38 mil para que a gente pudesse subir o nosso índice de FPM de (30.565 a 37.356 habitantes) que é 1,6 para 1,8 que seria (37.357 a 44.148 habitantes), isso iria dar uma arrecadação em torno de quase R$ 5 milhões a mais pro município. Mas vamos ver, vamos acompanhar os trabalhos do IBGE, vamos conversar com eles para a gente achar um denominador comum e poder fazer um trabalho, talvez numa qualidade melhor”, ressalta Sérgio
A prefeitura de Palmeira, por meio de seu Departamento de Comunicação, informou que nos próximos dias, serão analisados os dados e as ações a serem tomadas pelo Município serão discutidas. E assim que tiverem uma posição, entrarão em contato novamente! Sendo assim, a Gazeta de Palmeira aguarda a uma resposta mais efetiva do Município para responder aos questionamentos.
Prefeitura de São João do Triunfo
Em São João do Triunfo, o prefeito Abimael do Valle, respondeu que, “a prefeitura já estava acompanhando os dados e que também já haviam realizado alguns questionamentos junto ao IBGE, e que agora pretende entrar com recurso administrativo”. O prefeito deixou claro que, “respeita os métodos implantados para fins de coletas de dados do IBGE, mas ele acredita que há a possibilidade desse número populacional ser bem maior, e que a prefeitura vai usar os métodos disponíveis que a gestão tem para juntar como prova e anexar junto ao processo administrativo que será aberto”, disse.
Prefeitura de Porto Amazonas
Já o prefeito de Porto Amazonas, Elias Jocid Gomes da Costa, informou que, “já estamos recorrendo, estamos nos agilizando para contestar. Da mesma forma aqui, [Porto Amazonas, referindo-se ao que estão falando outros prefeitos, que também não concordam com o resultado e que vão contestar] todos os dados mostram o contrário. Porto Amazonas passa por um momento forte de desenvolvimento econômico, aumento de empregos e notório aumento da população, até mesmo sentido nos serviços públicos. Por exemplo, hoje não se encontra casas para alugar e registro de aumento de construção de moradias. Já estamos preparando recurso”, comentou.
Fotos: Divulgação e Depto. de Comunicação/Prefeitura de Palmeira