Curta você também
Política
Ratinho Junior sanciona lei que institui 28 de janeiro como Dia do Gaiteiro Mirim
O governador Ratinho Junior (PSD) sancionou o projeto de lei do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), aprovado pela Assembleia Legislativa, que instituiu em 28 de janeiro o Dia do Gaiteiro Mirim. A lei 21.497 reconhece a importância do instrumento na formação dos estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e a participação de crianças e jovens na difusão da gaita e da música regionalista.
“A versatilidade da gaita está presente em praticamente todos os gêneros musicais, seja o erudito, pop ou tradicional, é a sua marca registrada. Tango, choro, forró, polca, valsa e agora, mais do que nunca, a gaita recuperou o seu devido espaço na música sertaneja”, diz Romanelli.
O deputado afirma que a juventude redescobriu a sanfona com o forró universitário e com o sertanejo universitário, uma prática difundida no interior do estado, de pai para filho, e cita o caso de Wellington Luís do Bomfim. “Nascido em 28 de janeiro de 1980, na cidade de Irati, Wellington teve influência musical desde a infância, seu avô, pai e irmão eram músicos”, disse sobre a trajetória nacional e internacional do artista.
Wellington Bonfim, ou Marretinha, como era conhecido, segundo o deputado, vem apoiando jovens talentos através de concursos de gaiteiros mirins. “É o caso de Irati, quando durante as festividades do rodeio da cidade, diversas crianças e adolescentes apresentam seus talentos”.
“A lei valoriza a arte e a cultura, especialmente a musical, e a gaita como um instrumento raiz no Paraná, ao mesmo tempo que homenageia Wellington Bomfim, que teve grande influência para as crianças, escolhendo a data de seu nascimento para a celebração do dia Gaiteiro Mirim”, completa o deputado.
Foto: Divulgação