Curta você também
Política
Edir Havrechaki é eleito prefeito de Palmeira com mais de 43% dos votos válidos
A eleição municipal em Palmeira teve seus resultados finais e oficiais divulgados às 18h21 de domingo (7), confirmando a vitória de Edir Havrechaki (PSC). Ele deve assumir a Prefeitura Municipal no dia 1º de janeiro do ano que vem. Com 8.972 votos, ele venceu os concorrentes Giovatan de Souza Bueno (PSDB), que obteve 7.832 votos, e Inácio Budziak (PDT), que somou 3.769 votos. No total, foram 20.573 votos válidos dos 21.836 votos apurados dos eleitores que compareceram para votar.
Em percentuais, Havrechaki venceu a eleição com 43,61% dos votos válidos. Bueno ficou com 38,07% e Budziak obteve 18,32%. Os 667 votos nulos representam 3,05% do total de votos e os votos em branco são 2,73% do total dos 21.836 votos. Chamou a atenção o perventual de abstenções, isto é, eleitores que não compareceram para votas. Os 3.710 ausentes representam 14,52% do total do eleitorado de Palmeira, que é de 25.546 eleitores.
A apuração dos votos transcorreu em clima de grande expectativa para os candidatos, pois as parciais que iam sendo divulgadas mostravam equilíbrio na disputa pelo primeiro lugar. Foi somente com a totalização que os simpatizantes de Havrechaki puderam comemorar a vitória na eleição.
Confirmada a vitória, a partir do comitê eleitoral do candidato vencedor partiu uma carreata pelas ruas da cidade, embalada pelos gritos de vitória e fogos de artifício. A concentração festiva se deu na praça Mal. Floriano Peixoto, ainda em meio a fogos.
Segundo a juíza eleitoral Cláudia Sanine Ponich Bosco, a diplomação dos eleitos está marcada para o dia 14 de dezembro. Havrechaki, como prefeito, Marcos Levandoski (PT) vice-prefeito e os nove vereadores receberão na ocasião os respectivos documentos legais emitidos pela Justiça Eleitoral. A juíza também afirmou que até lá será feita a análise das contas de campanha dos candidatos envolvidos no pleito municipal.