Destaques

Notícia publicada terça-feira 18 setembro 2012

Pedido de impugnação gera suspensão de divulgação de pesquisa em Porto Amazonas

Gostou, compartilhe

Em Porto Amazonas, a pesquisa eleitoral encomendada pela coligação “Unidos com o povo” para o Instituo Visão, registrada na Justiça Eleitoral no último dia 12, está com sua divulgação suspensa em virtude de pedido de impugnação feito pela coligação “Porto Amazonas, a união que faz a força”. O pedido de impugnação motivou a juíza eleitoral Cláudia Sanine Ponich Bosco a expedir, na segunda-feira (17), medida liminar que suspendeu a divulgação do levantamento, que ouviu 449 eleitores do município sobre suas preferências para a eleição municipal de 7 de outubro, cujo resultado já poderia ser divulgado a partir de terça-feira (18).

Alega a coligação que pediu a impugnação da pesquisa que o instituto contrato não tem registro no Conselho Regional de Estatística, que os bairros da cidade não são identificados no levantamento, que o candidato da coligação que contratou a pesquisa aparece sempre como o primeiro nome nas questões, além de questionar a margem de erro de 4,3% para mais ou para menos. A juíza eleitoral solicitou informações da coligação contratante sobre a pesquisa, através de intimação, e deu prazo de 48 horas párea que sejam apresentadas, segundo informou o chefe do Cartório da 13ª Zona Eleitoral, Adílson Severino da Silva.

Por outro lado, a coligação que contratou a pesquisa eleitoral ainda não apresentou as informações solicitadas pela Justiça Eleitoral, mas alega que o pedido de impugnação foi feito fora do prazo legal. Também, que o Instituo Visão tem registro atualizado no Conselho Regional de Estatística, tanto que já realizou e divulgou pesquisas do gênero em outros municípios.

A coligação “Unidos com o povo” é formada por oito partidos e tem o ex-prefeito Ademir Schulli (PRP) como seu candidato a prefeito, enquanto a coligação “Porto Amazonas, a união que faz a força” é composta por sete partidos e tem como candidato a prefeito o empresário Rubens Pedro Hillebrant.