Curta você também
Agrícola
Curso de Agronomia da UEPG desenvolve projeto de pesquisa sobre canola com a Embrapa Trigo
O embasamento científico do fomento da cultura da canola no Brasil é o objetivo do projeto de pesquisa do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa(UEPG) que acaba de ser aprovado junto com a Embrapa Trigo, unidade localizada em Passo Fundo (RS). Trata-se de uma cultura que poderá ser grande opção para safra de inverno para os produtores, bem como cultura estratégica para o país.
Como grande linha de pesquisa da Embrapa junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o projeto prevê R$ 12 milhões de investimentos em quatro anos. Para o desenvolvimento de pesquisas nesse período, houve o convite para a participação de algumas instituições através do PhD Gilberto Omar Tom, da Embrapa Trigo, coordenador geral do projeto.
Pedro Henrique Weirich Neto, do Departamento de Ciências do Solo e Engenharia Agrícola da UEPG, explica que, no projeto, a instituição vai pesquisar e contribuir no desenvolvimento de máquinas e equipamentos para implantação, colheita e pós-colheita da canola, com ênfase no potencial como combustível.
Também do departamento, o professor Luiz Cláudio Garcia, coordenador local do projeto, assinala que a UEPG foi contemplada, num primeiro momento, com aproximadamente R$ 230 mil para custeio e investimentos – com previsão para bolsas, viabilização de transporte e equipamentos para laboratórios.
O pró-reitor de Planejamento e professor do curso de Agronomia, Altair Justino, também destaca a participação da UEPG no projeto com a Embrapa Trigo. Para ele, são projetos como este que poderão contribuir para solucionar problemas multidisciplinares, minimizar os riscos aos produtores e expandir a cadeia da cultura da canola no sistema produtivo nacional.