Curta você também
Política
Prefeitos da AMCG reafirmam compromisso com turismo na reunião com a Adetur
A Agência de Desenvolvimento de Turismo dos Campos Gerais (Adetur) participou no dia 5 de junho da reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). A intenção foi verificar com os gestores a manutenção da Adetur como instância de governança da região. Hoje são dez os municípios da AMCG que estão no mapa do turismo brasileiro, mas o Ministério do Turismo fará uma atualização ainda este ano e outros poderão se integrar. Os gestores presentes assinaram o protocolo de intenções com a Agência firmando seu apoio pela continuidade do órgão.
A Adetur realiza algumas propostas para o desenvolvimento do turismo na região, prioritariamente nos municípios que estão no mapa brasileiro. Além disso, os municípios que fazem parte do mapa do Ministério do Turismo podem apresentar projetos junto ao órgão e serem contemplados com recursos para viabilizar equipamentos turísticos. “A instância de governança da região nos possibilita solicitar estes convênios, por isso damos nosso apoio pela sua manutenção”, explica o presidente da AMC, e prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda.
União em prol do turismo
Para o presidente da Adetur, o empresário Douglas Costa, é de suma importância o poder público e o privado, além do terceiro setor, estarem unidos em prol do turismo, atividade geradora de tantos recursos para a região. Representando o Convention & Visitors Bureau de Ponta Grossa, Wagnilda Minasi, citou um único evento realizado em Ponta Grossa com duração de três dias que gerou quase R$ 1 milhão de recursos. “São muitos recursos que podem ser deixados por turistas e que vão beneficiar a região”, avalia.
Mapa do Turismo
Hoje fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro na Região Turística 3 do Estado do Paraná, – que representa os Campos Gerais -, os municípios de Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. Conforme Karen Kobilarz, da Adetur, para entrar na nova atualização do mapa do Ministério do Turismo, os municípios precisam possuir um órgão responsável pela pasta de turismo, contar com dotação orçamentária voltada a área e assinar o protocolo de intenções junto à Adetur.