Curta você também
Destaques
Palmeira recebe cinco selos bronze de segurança em saúde
A Secretaria de Estado da Saúde realizou na tarde de segunda-feira (19) a entrega de selos de certificação de qualidade em atenção primária à saúde para cinco Unidades de Estratégia de Saúde da Família (UESFs) de Palmeira. A certificação é fruto do projeto de tutoria que faz parte do programa estadual ApSus.
A etapa final do processo é a entrega dos selos. A tutoria consiste no amplo processo educação permanente dos profissionais de saúde e tem como objetivo principal a melhoria do atendimento na rede pública. Em Palmeira as UESFs Vila Rosa, Santa Rosa, Rocio 1, Colônia Francesa e Vilinha receberam o selo bronze de segurança ao paciente.
No ato de entrega compareceram o superintendente estadual de atenção à saúde, Juliano Gevaerd, a diretora da 3ª Regional de Saúde, Scheila Tramontim, demais representantes da saúde regional, o vice-prefeito de Palmeira, Marcos Levandoski e o Secretário de Saúde, Elves Cocheva.
Atendimento
Gevaerd destacou que este é um cenário que se desenvolve desde 2011. “Hoje é um momento histórico onde Palmeira mostra que está disposta a melhorar amplamente o atendimento na atenção primária. Os funcionários da saúde envolvidos neste processo fizeram a diferença e por isso estão sendo certificados”, comentou o superintendente.
A diretora Scheila lembrou as qualidades da saúde em Palmeira falando sobre o atendimento primário diferenciado da cidade e citando indicadores positivos que vêm aumentando no município. “A saúde de Palmeira se desenvolve cada vez mais graças à visão ampla da atual administração, nós vimos os investimentos grandiosos em reformas e construções de postos e unidades de saúde. A 3ª regional parabeniza Palmeira pelo trabalho que vem desenvolvendo”, destacou Tramontim.
Resultados
Já Levandoski comentou os resultados diretos dos investimentos em saúde. “Com a construção das novas unidades de saúde nós passamos de uma cobertura de pouco mais de 30% do município para quase 100% de cobertura em atenção primária, foram construções estratégicas na cidade e no interior que fazem parte de um amplo planejamento que garante mais saúde hoje e no futuro”, falou o vice-prefeito.
Segundo ainda informações da Secretaria de Estado da Saúde, 12 municípios da região estão participando do programa sendo que apenas três deles – inclusive Palmeira – foram certificados. Palmeira foi à cidade que mais recebeu certificados. O próximo objetivo da administração é conseguir os selos de prata e ouro, a concessão dos selos é feita justamente para reconhecer o grau de qualidade atingido pelas unidades de saúde.