Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 20 junho 2012

Partidos políticos de Palmeira têm como filiados 10,3% do eleitorado do município

Gostou, compartilhe

Contando com 25.566 eleitores aptos a votar na eleição municipal a ser realizada no próximo dia 7 de outubro, o município de Palmeira tem 23 partidos políticos em situação regular, portanto em condições de registrar candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Nestes partidos estão filiadas 2.633 pessoas, ou seja, 10,3% do total de eleitores do município.

O maior contingente de filiados está no PT, com 332 eleitores inscritos na sigla, representando 12,6% das filiações partidárias. Depois vêm o PP, com 246 filiados, ou 9,3% do total, e o PMDB, com 243 filiados, representando 9,2% do total das filiações no município.

Já os partidos com menor número de filiados em Palmeira são o PSD, com 12 filiados, ou 0,45% do total, o PV, com dez filiados, ou 0,38% das filiações, e o PCdoB, com apenas dois filiados, representando 0,07% do total de eleitores filiados a partidos no município.

Embora o número de filiados não represente benefícios em termos eleitorais, os partidos que agregam maior contingente encontram menos problemas quanto a candidaturas e também em relação militantes. Partidos com mais filiados podem ter chapas próprias de candidatos a vereador, por exemplo, enquanto aqueles com menor número são obrigados a formar coligações com outros partidos para poderem vislumbrar alguma possibilidade de eleição de seus filiados.

Em tramitação no Congresso Nacional, a reforma política pode acabar com as coligações para as eleições proporcionais, fato que obrigaria os partidos a buscar um contingente maior de filiados, sob o risco de não conseguirem registrar candidatos a vereador, bem como a deputado estadual e federal.