Destaques

Notícia publicada quarta-feira 13 junho 2012

Meta da campanha de vacinação é imunizar em Palmeira 2.413 crianças com menos de 5 anos

Gostou, compartilhe

A campanha de vacinação contra a poliomielite começa no próximo sábado (16) se estendendo até o dia 6 de julho, e será realizada em parceria com estados e municípios. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar, contra a paralisia infantil, 95% do total de 14.1 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, o que representa 13,5 milhões. Em Palmeira, a meta é imunizar 2.413 crianças durante o período da campanha com a vacinação realizada nos postos de saúde da cidade e do interior e também através de equipes volantes entre as 8 e as 17 horas.

Além dos postos de saúde, os pais também poderão levar os filhos para receber a vacinação em uma barraca montada no calçadão da rua Conceição, no centro da cidade, além de outros dois pontos de vacinação, instalados nos supermercados Franco e Palmeiras, funcionando também entre as 8 e as 17 horas.

Do público alvo para receber as doses da vacina em Palmeira, 509 criança têm menos de 1 ano de idade. O mesmo número de crianças é estimado para o público com idade entre 1 ano e menos de 2 anos, enquanto 458 têm menos 3 anos. Já entre 3 anos completos e menos de 4 anos são estimadas 450 crianças e entre 4 anos e menos 5 anos são estimadas 487 crianças no município que devem receber a vacina.

A doença

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.