Curta você também
Geral
Comunidade católica pode colaborar com Corpus Christi
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição pretende realizar em 26 de maio, Dia de Corpus Christi, o tradicional tapete de Corpus Christi pelas ruas onde passará a procissão com o Padre e o Santíssimo Sacramento. Em Palmeira o tapete, tradicionalmente confeccionado com serragens, tampinhas coloridas e outros materiais, será feito com cobertores e edredons, assim como nos anos anteriores.
Logo após, os cobertores e edredons serão doados às famílias carentes do município. Para tanto, a paróquia conta com o apoio da comunidade através de doações, que podem ser deixadas no Expediente Paroquial. A festa de Corpus Christi, festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o Mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia.
Os tapetes de rua para a procissão de Corpus Christi são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis, confeccionados para a passagem da procissão. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.
Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios. No entanto, para incluir o gesto de solidariedade, em Palmeira o tapete da procissão será confeccionado com cobertores e edredons, que serão doados a famílias carentes.