Curta você também
Destaques
Piloto de Palmeira ganha o bicampeonato brasileiro de Jeep Cross
Com público maior que um clássico de futebol, jeeps com até 900 cavalos de potência, velocidade e muita adrenalina levaram a torcida ao delírio no Campeonato Brasileiro de Jeep Cross de 2015. Com um total de 140 pilotos de todo o Brasil, incluindo também pilotos da Argentina, o paranaense Renato Simon Bouwman sagrou-se bicampeão brasileiro e trouxe mais um título para o Paraná e para Palmeira, onde ele mora.
O campeonato deste ano foi disputado em cinco etapas e Bouwman obteve três vitórias e dois segundos lugares na categoria aspirado. Os motores dos carros alcançam a potência de 500 cavalos na categoria aspirado e chegam a 900 cavalos na turbo. Renato é agricultor e há anos dedica-se ao automobilismo.
O regulamento prevê que as cinco etapas do campeonato sejam disputadas em circuitos curtos, de no máximo um quilômetro, composto por duas pistas paralelas, lado a lado, com mesmas curvas e mesma distância. Todos os participantes são obrigados a largar na pista interna e logo em seguida na pista externa. As disputas acontecem durante todo o dia, uma atrás da outra, até serem definidos os dez mais rápidos de cada categoria que vão para as finais em cada etapa.
O público é um atrativo a parte. Na terceira etapa, em Brusque (SC), durante a Feira Nacional do Jeep (Fenajeep ), 110 mil pessoas participaram do evento em três dias de corridas. A perícia dos pilotos, o ronco forte dos motores, as derrapagens e as manobras arriscadas em pista de terra levaram os torcedores à lotação máxima das arquibancadas na etapa catarinense.
Renato Bouwman é engenheiro agrônomo, tem 38 anos e dedica sua vida às culturas de soja, trigo, milho e feijão em sua fazenda, em Palmeira. Nos fins de semana, reúne-se com sua equipe em Curitiba para tratar de automobilismo. O seu protótipo em forma de Jeep carrega um motor de seis cilindros, com 450 cavalos de potência, incluindo telemetria usada em carros de Fórmula 1 e equipamentos com tecnologia de ultima geração. Algumas equipes investem até R$ 100 mil para preparar um carro de ponta para disputar o título.
Tricampeonato
O piloto paranaense está na sua oitava temporada e a sua equipe, Billy Motorsport, prepara um novo carro para a temporada de 2016. Bouwman está otimista e já pensa no ano que vem: “O campeonato está crescendo a cada ano, atraindo novos participantes e as arquibancadas estão sempre lotadas. As disputas estão cada vez mais acirradas e o campeão só foi definido na última etapa com diferença de frações de segundos. A fórmula de sucesso do Jeep Cross se resume em velocidade, tecnologia, segurança e casa cheia. Agora vou em busca do tricampeonato para o Paraná”, concluiu o piloto.