Curta você também
Destaques
Abril apresenta números positivos na geração de empregos formais em Palmeira
O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou na quinta-feira (17) os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de abril sobre emprego formal, com carteira assinada. O desempenho do município de Palmeira melhorou, embora não de forma relevante, mas positivamente, uma vez que foram abertas no mês 11 novas vagas de emprego, mantendo a tendência que começou apenas em março, quando foram abertas 64 vagas.
Nos dois primeiro meses do ano, entretanto, os números foram negativos, com 106 postos fechados em janeiro e outros 60 em fevereiro.
O resultado do mês de abril só foi positivo porque apenas os setores de serviços e a construção civil tiveram resultado positivo, com dez e nove vagas abertas. Nos demais, quando os resultados não foram negativos, ficaram neutros, sem vagas abertas ou fechadas. No balanço do mês, foram registradas pelo Caged 259 contratações de trabalhadores com carteira assinada no município e 248 demissões, resultando nas 11 postos de trabalho abertos em abril.
Nos quatro primeiros meses de 2012, em Palmeira foram efetuadas 1.303 contratações com carteira assinada e aconteceram 1.403 desligamentos de trabalhadores, o que resulta, até o momento, em 100 vagas a menos do que as existentes no início do ano. O setor que se destaca em número de vagas fechadas é o da agropecuária, que fez 212 contratações e, em contrapartida, 414 demissões, números que levaram ao resultado negativo de 202 postos de trabalho fechados. Por outros lado, o melhor resultado positivo fica com a indústria, que promoveu a contratação de 506 trabalhadores e demitiu 437, tendo como saldo a abertura de 69 vagas de emprego formal no primeiro quadrimestre do ano.
12 meses
Embora o resultado do ano na geração de empregos formais se apresente negativo, no período dos últimos 12 meses, compreendido entre maio de 2011 e abril de 2012, o panorama é positivo. Neste período foram realizadas 3.774 contratações com carteira assinada e promovidas 3.401 demissões, o que resulta em 373 novas vagas de trabalho abertas, das quais 264 apenas no setor da indústria, que vem sendo o maior gerador de empregos formais em Palmeira.