Curta você também
Geral
Professores estaduais promovem mobilização no primeiro dia de aulas
O primeiro dia de aulas da rede estadual de educação deve ser marcado por uma mobilização dos professores. Nesta quinta-feira (8), quando cerca de 1,7 milhão de alunos dos colégios e escolas públicas do Paraná retornarem às salas de aulas, os professores reduzirão o tempo de aula de 50 minutos para 30 minutos. O motivo será cobrar do governo um posicionamento efetivo sobre a hora-atividade de sua jornada de trabalho, um direito previsto em Lei Federal, mas que ainda não está em vigor.
A tentativa dos docentes é sensibilizar o governo estadual para que concretize a destinação de 33% de sua carga de trabalho em atividades fora de sala de aula. Segundo informações do núcleo regional do Sindicato da categoria, a adesão dos professores deve chegar a 80% dos municípios abrangidos pelo núcleo de Ponta Grossa, entre eles Palmeira, São João do Triunfo e Porto Amazonas.
Neste dia de mobilização da categoria, de acordo com o Sindicato, nenhum estudante será prejudicado, uma vez que a redução de tempo das aulas não afetará de conteúdo disciplinar. O Sindicato afirma, ainda, que a mobilização é uma questão de cidadania.