Geral

Notícia publicada segunda-feira 30 março 2015

Vigilância de Saúde confirma primeiro foco do mosquito Aedes Aegypti em Palmeira

Gostou, compartilhe

A Vigilância de Saúde de Palmeira confirmou o primeiro foco do mosquito Aedes Aegypti no município. O inseto foi encontrado no último dia 20, no bairro do Rocio, próximo a Roda Verde da BR 277. Várias larvas do mosquito estavam em uma caixa de água em desuso.

Até o momento nenhum caso da doença foi confirmado em Palmeira. Além da dengue, o Aedes Aegypti também pode transmitir febre amarela e febre chikungunya. O inseto é encontrado, principalmente, em locais de grande concentração humana e se prolifera em recipientes onde se acumula água, como vasos de plantas, pneus velhos, caixas de água e outros.

Agentes de endemias e funcionários da Vigilância em Saúde estão empenhados em delimitar a área do foco. O fato de encontrar o Aedes Aegypti pela primeira vez em Palmeira, faz com que a equipe de combate a dengue fique em alerta e intensifique as vistorias em todos os bairros da cidade.

Para que a dengue seja combatida, os agentes de endemias necessitam da colaboração da população. A conscientização e a tomada de medidas preventivas são de fundamental importância para que Palmeira volte a ser área livre de focos do mosquito.

Quem souber de algum local que não esteja seguindo as orientações de prevenção contra a doença, deve realizar denúncia à Vigilância em Saúde pelos telefones 3909-5096 ou 3909-5083.

Medidas preventivas

A única forma de controlar efetivamente a dengue é interrompendo o ciclo de vida do mosquito, através da adoção das seguintes medidas preventivas: