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Notícia publicada sexta-feira 27 março 2015

CMEIs exercem criatividade e raciocínio através da brincadeira

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É amplamente reconhecido, tanto pelos pais como pelos educadores, a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, porém algumas crianças deixam a atividade tão comum de lado para acompanhar a rotina atribulada dos pais. Falta tempo para brinquedos e brincadeiras, isso quando não são substituídas por facetas tecnológicas.

Nos três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Palmeira, brincar é coisa séria. Os locais foram equipados com diversos brinquedos novos. São jogos de montar, carrinhos, bichos de pelúcia entre tantos outros que fazem a diversão das crianças. Entretanto, por trás do gesto simples de se divertir, a criança desenvolve o raciocínio lógico, coordenação motora e uma análise do mundo através da brincadeira, como explica a pedagoga e diretora do CMEI Sebastião Sanson, Rita de Cassia Delfrate. “No mundo imaginário da criança, ela se coloca como profissional ao brincar com uma máquina fotográfica ou um carro de bombeiro, bem como desenvolvendo conhecimentos através da intervenção das educadoras, usando os ursos de pelúcia para explicar a diferença entre mamíferos, animais que põe ovos, herbívoros e carnívoros”, relata.

Foram investidos R$13.844,34 em novos brinquedos e ainda este ano serão investidos mais R$ 45.968,34 para equipar os CMEIs com mais brinquedos e jogos. Os recursos são provenientes do Programa de Ações Articuladas (PAR), que visa implementar políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública. Para Lídia Mayer de Freitas, secretária municipal de educação, brincar deve fazer parte da rotina de toda a criança, alem de ser um direito fundamental.