Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 04 março 2015

Eleitores faltosos já podem regularizar situação junto ao cartório eleitoral

Gostou, compartilhe

Eleitores que não compareceram para votar nas três últimas eleições devem comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo para regularizar sua situação e não ter cancelados seus títulos eleitorais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficou o prazo de 4 de maio para a regularização, segundo informação do chefe do Fórum Eleitoral da 13ª Zona, Adílson Severino de Silva.

São consideradas pelo TSE as eleições municipal de 2012 e primeiro e segundo turno de 2014. Para normalizar a situação, o eleitor deve se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência, portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa (se houver).

Os eleitores para os quais o exercício do voto é facultativo – menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos – não serão identificados nas relações de faltosos, bem como as pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso.

As relações contendo os números dos títulos passíveis de cancelamento podem ser consultadas no Fórum Eleitoral. As listas podem sofrer pequenas alterações por conta de revisão dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O eleitor também pode verificar se o seu documento está sujeito ao cancelamento no Portal do TSE, na coluna “Serviços ao eleitor”, no link “Situação eleitoral”.

Consequências

Segundo a Resolução 23.419 do TSE, o não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado pela Justiça Eleitoral no período de 19 a 21 de maio.

O cidadão que não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. Além disso, pode ter dificuldades para ser investido e nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

 

A lista dos eleitores faltosos da 13ª Zona Eleitoral de Palmeira pode ser visualizada abaixo:

 

View Fullscreen