Curta você também
Educação
Professores da rede estadual de ensino realizam manifestação em Palmeira
Professores da rede estadual de ensino do Paraná realizam na terça-feira (4) manifestações em várias cidades para protestar contra atrasos dos pagamentos por parte do governo. Em Palmeira, a manifestação começou por volta das 16 horas, na praça Marechal Floriano Peixoto, e uma caminhada foi realizada no trecho do calçadão da rua Conceição, chamando a atenção da população para os problemas enfrentados pelos profissionais da educação e pela escolas ainda antes do início das aulas.
A manifestação em Palmeira reuniu cerca de 50 professores de colégios e escola estaduais, que exibiam faixas e cartazes, fizeram um apitaço e gritaram palavras de ordem, tendo como alvo o governador Beto Richa (PSDB) e a Secretaria de Estado da Educação (SEED).
As manifestações acontecerem em todo o estado e foram organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (APP-Sindicato). Segundo a entidade, o ato foi mobilizado após o anúncio do governo, na última quinta-feira (29), de que não realizaria o pagamento do abono de férias do funcionalismo público e nem os contratos por Processo Seletivo Simplificado (PSS).
Greve
No próximo sábado (7), a categoria dos professores fará uma assembleia geral estadual em Guarapuava, onde são esperadas 5 mil pessoas. De acordo com a Secretária de Finanças da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, a pauta do encontro é a greve da categoria. “Vamos discutir a paralisação por descontentamento, pela falta de salário, pelo desmonte pedagógico e falta de organização para o início desse ano letivo. Diante de toda essa conjuntura, a Secretaria da Educação não tem sinalizado a possibilidade de negociação, o que nos leva a pensar na greve”, declarou ela.
Autorização
No final da tarde, a SEED anunciou que o governador Beto Richa autorizou a contratação de cerca de 10 mil professores por Processo Seletivo Simplificado (PSS). Segundo o comunicado da Secretaria, os professores começam a ser chamados nesta quinta-feira (5), após a distribuição de aulas para os professores efetivos, em todos os 32 Núcleos Regionais de Educação.
A seleção dos professores temporários já havia sido feita previamente no fim do ano passado, e os Núcleos de Educação contam com um cadastro para as chamadas. Com isso, a Secretaria de Estado da Educação estima cerca de 60 mil professores em sala para a volta às aulas na próxima segunda-feira (9).
Fotos: Waldir Joanassi Filho