Curta você também
Geral
Mais Médicos leva atendimento a 2.760 palmeirenses no último trimestre
O relatório de atendimentos do último trimestre, entre outubro e dezembro de 2014, elaborado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Palmeira, mostra que o Programa Mais Médicos, que tem médicos cubanos e brasileiros, realizou 2.760 atendimentos. Em abril do ano passado, quando o serviço começou a ser oferecido, eram quatro profissionais do programa do governo federal que completaram as vagas remanescentes nos postos de saúde da cidade. Hoje são seis médicos levando atendimento às regiões mais afastadas do centro e que antes sofriam com a falta do serviço.
Segundo Dulce de Freitas, secretária de Saúde, os profissionais que atuam em Palmeira são imprescindíveis para suprir a demanda de consultas nos postos de saúde. Ela lembra que é escasso o número de médicos dispostos a atuar em cidades menores, principalmente em localidades do interior, tanto pela distância como pela dificuldade de acesso. “Os médicos cubanos ganharam a confiança dos palmeirenses, eles conseguiram ampliar as consultas e levar atendimento as comunidades mais afastadas” disse a secretária.
Todos os profissionais do programa Mais Médicos são clínicos gerais, especialistas em medicina familiar e comunitária. As localidades de Vieiras, Faxinal dos Quartins, Vilinha e Witmarsum, no interior do município, e a Unidade de Saúde da Família Amim Bacila, no bairro Regina Vitória, têm atendimento clinico com os profissionais do programa.
Antes de iniciarem os atendimentos à população, os médicos passaram por cursos de capacitação, em Brasília. Os estrangeiros também tiveram aulas de português. Já em Palmeira, antes de prestarem atendimento, acompanharam o trabalho dos médicos residentes até se adaptarem à realidade local.