Curta você também
Policial
Estatística da PM mostra redução na incidência de diversos crimes no último ano
O 1º Batalhão de Polícia Militar, que atua nos municípios de Palmeira, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Arapoti, Jaguariaíva e Sengés, divulgou um levantamento estatístico que revela a redução na incidência de diversos crimes.
No comparativo entre os anos de 2013 e 2014, as ações ostensivas da PM ajudaram a reduzir a incidência de casos de Perturbação do Sossego. Em termos percentuais, denota-se que, na área de atuação, houve uma queda de 17,5% nos registros desta contravenção que, mesmo considerada menos grave, interfere negativamente no convívio social das pessoas. Sob este aspecto, vale ressaltar a importância da educação e do respeito mútuo, de modo que esta problemática possa ser dirimida através da consciência de cidadania, não dependendo apenas da imposição da lei pelos órgãos policiais.
Outro dado importante é que em 2014 foram retiradas de circulação 308 armas de fogo na área do 1º BPM, instrumentos que tem efeito nocivo sobre a segurança pública nas cidades. A apreensão de entorpecentes também foi destaque nesse período. Nos nove municípios foram registrados mais de 780 Boletins de Ocorrência envolvendo apreensões de drogas, com destaque para o município de Ponta Grossa, onde foram apreendidos, dentre outros entorpecentes, 178,4 Kg de maconha; 26,3 Kg de crack; 1,6 Kg de cocaína e 1.989 comprimidos de ecstasy.
O porte ou a posse irregular de arma de fogo, bem como o tráfico de drogas, tem relações diretas com a ocorrência de outros delitos como furtos e roubos, e cujas apreensões têm peso importante na redução dos índices de criminalidade.
Ainda, considerando-se todos os delitos registrados pelo 1º BPM no ano de 2014, tentados ou consumados, foram encaminhados aos órgãos competentes 5.148 infratores.
Os resultados obtidos são fruto das estratégias de segurança traçadas pelo Comando da PM, como realocação de efetivo, alterações de escalas, intensificação do policiamento ostensivo em áreas com maior incidência criminal e aumento do número de abordagens policiais a pessoas e veículos. Todas essas ações maximizaram o desempenho operacional da Unidade, aumentando, consequentemente, a sensação de segurança proporcionada à população dos Campos Gerais.