Principal

Notícia publicada terça-feira 13 janeiro 2015

Palmeira ingressa em consórcio intermunicipal com participação de mais nove municípios

Gostou, compartilhe

A Câmara Municipal já aprovou projeto de lei, o prefeito Edir Havrechaki (PSC) sancionou e transformou em lei que autoriza o ingresso de Palmeira no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Caminhos do Tibagi, que tem a participação de nove municípios. Curioso é que nenhum dos municípios participantes tem divisa com Palmeira. Mesmo assim, o ingresso habilita a receber recursos oficiais dos governos federal e estadual para investimentos em diversos segmentos.

O prefeito de Palmeira, Edir Havrehaki (PSC), na justificativa anexada ao projeto de lei que tratava da autorização para o ingresso de Palmeira no consórcio, afirmou que “atualmente os governos federal e estadual priorizam o repasse de recursos aos consórcios justamente porque serão aplicados em maior quantidade de pessoas, com administração e fiscalização de vários entes”.

Os municípios de Curiúva, Figueira, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania são os atuais integrantes do consórcio. O ingresso de Palmeira foi aprovado pelos demais membros em reunião realizada em novembro do ano passado. Para o presidente do consórcio, Luiz Vosniak (PT), prefeito de Reserva, o trabalho da instituição está atraindo a atenção de municípios. Quanto ao ingresso de Palmeira, ele comentou: “Isso nos deixa felizes porque percebemos que o consórcio está atingindo seus objetivos”.

Estradas rurais

Um dos programas em atividade no consórcio é a Patrulha do Campo, cujos equipamentos, cedidos pelo governo do Estado, desde a metade do ano de 2013 vêm sendo utilizados para serviços de adequação em estradas rurais Cada conjunto de maquinário é composto por escavadeira hidráulica, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes e veículo de apoio.