Destaques

Notícia publicada terça-feira 17 abril 2012

Frota automotiva de Palmeira aumenta em 192 novos veículos no mês de março

Gostou, compartilhe

Frota de VeículosA frota de veículos no município de Palmeira no mês de março chegou a 14.301 unidades registradas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), sendo 7.874 automóveis, 1.747 caminhonetes, 2.846 motocicletas e motonetas, 1.137 caminhões e caminhões-tratores. No mês de fevereiro, a frota era de 14.109 veículos cadastrados no município, o que mostra que em um mês 192 veículos ingressaram na frota que circula pelas ruas e estradas de Palmeira.

Nos dois primeiros meses do ano, o aumento da frota do município foi de 171 veículos. Apenas o número de novos veículos que ingressaram na frota em março supera o da soma de janeiro e fevereiro e eleva a média mensal de 85 novos veículos por mês para 121 por mês. A continuar neste ritmo de crescimento da frota, no final do ano Palmeira deverá ter cerca de 1.500 veículos a mais do tinha em dezembro de 2011, podendo chegar perto de 15.600 unidades na sua frota.

Com o aumento da frota, diminui a proporção de habitantes por veículos, Até o mês de fevereiro, a proporção era de um veículo para cada grupo de 2,3 habitantes do município. Agora, com os números de março, a proporção baixou para um  veículo para cada grupo de  2,28 habitantes do município.

Vantagens e desvantagens

O aumento do número de veículos que circulam no município tem vantagens e desvantagens. As principais vantagens são o incremento da arrecadação com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), aumento na comercialização de combustíveis e de autopeças, bem como nos serviços especializados do setor automotivo. Já as desvantagens começam nas dificuldades no trânsito, falta de vagas para estacionamento, aumento da poluição do ar e também da poluição sonora.