Destaques

Notícia publicada segunda-feira 16 abril 2012

Simpósio sobre a Colônia Cecília reúne 50 pessoas no Museu Sítio Minguinho

Gostou, compartilhe

Para discutir e entender um pouco mais sobre a Colônia Cecília, a realização da primeira e única experiência de comunidade anarquista nas Américas, protagonizada poor imigrantes italianos entre os anos de 1890 e 1894, cerca de 50 pessoas estiveram reunidas no último sábado (14), no Museu Sítio Minguinho, em Palmeira. Palestras, debates e visitação ao memorial da Colônia Cecília fizeram parte das atividades programadas no evento promovido pelo próprio museu em parceria com o a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP).

A abertura do 1º Simpósio sobre a Colônia Cecília aconteceu com palestra apresentada pelo pesquisador e escritor Arnoldo Monteiro Bach, proprietário do Museu Sítio Minguinho e autor do livro “Colônia Cecília”, lançado em novembro do ano passado. Na sua abordagem, ele apresentou alguns personagens e descendentes, muitos dos quais foram ouvidos pelo pesquisador quando recolhia material para o seu livro, colaborando para enriquecer o trabalho que passou a ser uma importante referência para quem estuda o tema.

Depois, a professora Helena Isabel Mueller, do Departamento de História da UEPG, proferiu palestra falando sobre sua pesquisa em relação aos anarquistas da Cecília e ao movimento anarquista em todo o mundo. Ela contou alguns detalhes sobre a pesquisa que realizou e as teses de mestrado e doutorado que defendeu na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Universidade de São Paulo (USP) embasadas na temática do movimento social que teve na experiência realizada em Palmeira, no final do século 19, um dos seus momentos mais marcantes e até hoje discutidos em profundidade por pesquisadores e estudiosos.

Após o almoço servido no local do evento, a programação foi retomada com visita ao Memorial da Colônia Cecília. No local, aconteceu debate sobre a experiência da comunidade anarquista e seus desdobramentos e também sobre o anarquismo como movimento social.

O 1º Simpósio sobre a Colônia Cecília teve apoio da Associação Ítalo Brasileira de Palmeira, Academia de Letras dos Campos Gerais, Departamento de História da UEPG e Prefeitura Municipal de Palmeira.

Professora Helena e professor Arnoldo, palestrantes do simpósio.