Curta você também
Geral
Veículos terão emplacamento padronizado no Mercosul a partir de 2016
A partir de 1º de janeiro de 2016, passa a valer a decisão de padronizar o emplacamento em todos os veículos de países que compõem o bloco do Mercosul. Somente veículos novos registrados a partir deste ano deverão ter a nova placa no Brasil e a medida não prevê custo adicional para os proprietários.
A nova placa será uniforme para todos os tipos de veículos, com o mesmo tamanho e altura da utilizada no Brasil. Terá fundo branco e sete caracteres alfanuméricos e uma tarja azul. Na tarja constarão o emblema do Mercosul, nome e bandeira do país de origem.
A decisão do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é de que os veículos já emplacados não terão necessidade de ter a placa substituída pelo novo modelo. Normatizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a decisão foi proposta pelo grupo AD HOC Mercosul, que fez os estudos na região. De acordo com o Denatran, ainda não há prazo definido para a publicação de resolução sobre a medida.
Os países apresentaram também um novo sistema de consulta de troca de informações sobre dados do dono do veículo, como número do chassi, marca, modelo, se o automóvel é produto de furto ou roubo.
O Denatran avalia que a nova norma vai facilitar a troca de informações e será um importante avanço para quebrar a cadeia de roubos e furtos de veículos, como ocorre no Brasil e Paraguai. Também é uma forma de impedir a clonagem e o roubo de cargas.