Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 31 outubro 2014

Vereadores questionam imagens vazadas de câmeras e bicicletas no calçadão

Gostou, compartilhe

Os vereadores José Ailton Vasco (PTN) e Eliezer Borcoski (PSB) usaram a tribuna da Câmara Municipal, na terça-feira (28), para pronunciamentos. Vasco falou sobre as imagens vazadas das câmeras de segurança e publicadas na internet e Borcoski tratou do tráfego de bicicletas no calçadão da rua Conceição e dos riscos que oferece a pedestres.

As câmeras de monitoramento foram adquiridas pela Prefeitura e são monitoradas pela Polícia Militar, As imagens que foram publicadas em meios de comunicação mostram a queda de um motociclista na rua Conceição. Isto, segundo Vasco, expôs o cidadão a uma situação vexatória. O vereador leu ofício enviado pelo diretor de Comunicação da Prefeitura de Palmeira, Alessandro Lima Silva, que também mantém um blog, um dos veículos de comunicação em que as imagens foram publicadas.

De acordo com o documento, o blog tem caráter jornalístico e em nenhum momento expôs a identidade da vítima do acidente e que outros veículos, como a TV Esplanada, também divulgaram as imagens. Segundo o ofício, a Prefeitura não tem acesso às imagens das câmeras de segurança, uma vez que é de responsabilidade exclusiva da PM. Silva disse que teve acesso às imagens através redes sociais.

O ofício salienta ainda que após a ampla divulgação do acidente, o local foi devidamente sinalizado, evitando que outras situações parecidas ocorressem. Vasco reforçou para a PM o pedido de uma resposta sobre a referida situação, lembrando que, ainda na semana passada, foi enviado um ofício de seu gabinete para a PM solicitando explicações.

O vereador João Alberto Gaiola (PDT) parabenizou Vasco por sua iniciativa e acrescentou que as imagens surgiram de um sistema público de monitoramento sem autorização judicial e foram parar nas redes sociais. Segundo ele, alguém deve ser responsabilizado. “Eu agravo o pedido do vereador José Ailton, digo, publicamente, da gravidade que tem este fato e acho que a PM deve explicar isso”, disse Gaiola.

Bicicletas

Eliezer Borcoski falou sobre a circulação de bicicletas no calçadão da rua Conceição. O vereador disse que tanto a Associação Comercial e Empresarial de Palmeira como a própria PM já foram comunicadas dos abusos cometidos pelos ciclistas no espaço destinado exclusivamente a pedestres. “Temos que resolver antes que aconteça alguma tragédia, ou multar, ou até apreender a bicicleta, pois existe uma lei para esta finalidade e, se for o caso, a PM deve entrar em ação”, disse Borcoski.