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Notícia publicada sexta-feira 08 agosto 2014

Três escolas de Palmeira são selecionadas no programa Mais Cultura nas Escolas

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Das 14 mil escolas habilitadas a participar do Programa ‘Mais Cultura nas Escolas’ do governo federal, apenas 5 mil foram contempladas com a verba no valor de R$ 20 mil a serem investidos no período de seis meses. Em Palmeira, três escolas foram contempladas a partir do projeto apresentando, requisito para concorrer ao programa. A intenção do projeto é potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral, dentro dessa temática as crianças das escolas Leonor Santos do Faxinal dos Quartins, Clotário Santos de Guarauninha e Ana Ferreira de Freitas terão em contraturno escolar aulas de música e teatro, beneficiando mais de 600 alunos diretamente.

O Programa Mais Cultura nas Escolas é uma parceria dos ministérios da Cultura e da Educação e tem investimento de R$ 100 milhões em sua primeira etapa e cada projeto selecionado receberá entre R$ 20 mil e R$ 22 mil do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para desenvolver as atividades culturais em 2014.

Os recursos repassados pelo governo federal poderão ser utilizados para o pagamento de profissionais capacitados para trabalhar as oficinas, compra de matérias, vestuário, instrumentos músicas e equipamentos, tudo já estabelecido dentro do projeto que as escolas enviaram para concorrer na seleção do programa.

Festival

Nas escolas de Palmeira, as aulas do programa já começaram e o projeto dura até o final do ano, onde os alunos apresentarão os trabalhos desenvolvidos para a comunidade escolar e na cidade para o público em geral. “Pretendemos finalizar o projeto com um festival de cultura escolar, onde todos poderão apresentar os projetos desenvolvidos nas escolas pra comunidade,” explica Lídia Mayer de Freitas, secretária de Educação da Prefeitura de Palmeira.

A secretária enfatiza a importância dos recursos recebidos pelas escolas, pois projetos culturais já são desenvolvidos dentro da interdisciplinaridade, porém, recursos financeiros viabilizam um alcance maior dentro do trabalho pedagógico educacional e cultural. “A educação liberta e a cultura une, seja na dança, música ou teatro, trabalhar cultura dentro das escolas, desenvolve as crianças intelectualmente, emocionalmente, alem de ser uma atividade integradora entre os próprios alunos e a comunidade,” finalizou a secretária.