Curta você também
Agrícola
SindiTabaco promove Ciclo em dois municípios do Paraná
O município de São João do Triunfo é o sétimo colocado no ranking de maiores produtores de tabaco do Brasil. Já Irati, que tem cerca de 1.500 produtores, é o 20º da lista. Na última semana deste mês de julho, os dois municípios sediam o 6º Ciclo de Conscientização sobre a saúde do produtor e proteção da criança e do adolescente, promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco).
Em São João do Triunfo, que tem 1.968 produtores de tabaco, o evento acontece no dia 30, no Salão Paroquial, a partir das 13h30. Em Irati, com início no mesmo horário, o encontro será realizado no dia 29, no Salão Italiano Eventos.
Voltado para produtores de tabaco e convidados, a programação inicia com um vídeo informativo que abordará questões como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos. Também orienta os produtores a sempre utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) e considerar a legislação vigente, que proíbe menores de 18 anos, gestantes e maiores de 60 de aplicar agrotóxicos. Além disso, uma palestra sobre trabalho infantil e um teatro integram o seminário, sendo este um momento lúdico e de retomada das principais mensagens.
A palestra será proferida pela advogada e socióloga Ana Paula Mota Costa, professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do programa de pós-graduação em Direito da Fundação Meridional, de Passo Fundo (RS).
Sérgio Rauber, assessor de Relações Institucionais do SindiTabaco, disse que esta edição do Ciclo, que já percorreu 32 municípios, deve reunir cerca de 12 mil pessoas. “Temos a expectativa de que o público envolvido neste ciclo seja semelhante ao das edições anteriores, entre 300 e 400 pessoas por encontro, com a participação de produtores de tabaco, orientadores das empresas associadas, autoridades e imprensa”, comentou Rauber.