Geral

Notícia publicada sexta-feira 04 julho 2014

Copel pede autorização para aumento de 24,86% na tarifa de luz

Gostou, compartilhe

Depois de solicitar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorização para reajuste na tarifa de energia elétrica em todo o Paraná, a Copel recuou e agora informa que o aumento a ser aplicado não vai mesmo seguir o autorizado pela Aneel. Em vez dos 35,05% autorizados, a companhia deve aplicar reajuste de 24,86% nas contas de energia elétrica dos consumidores paranaenses.

O aumento é retroativo a 24 de junho, que é a data de reajuste anual da estatal de energia. Comunicado ao mercado como “Fato Relevante”, na quinta-feira (3), a solicitação da Copel para o aumento da tarifa, aprovada pelo seu Conselho de Administração, será encaminhado à Aneel para análise e autorização da agência.

Com o diferimento do reajuste, para compor o índice autorizado pela Aneel anteriormente, em junho de 2015 o aumento na tarifa será de 10,1%. A Copel havia solicitado reajuste de 32,4% e a Aneel autorizou reajuste de até 35,05%. A divulgação do índice teve repercussão negativa e o governo do Estado recuou de aplicar o percentual autorizado.

Uma “guerra” de informação e contra-informação foi travada, especialmente pelo período de enfrentamento político que antecede a campanha eleitoral para o governo do Paraná.